Do petróleo à bioinovação: Jean Paul Prates aponta os caminhos do Brasil para o futuro energético

Em Dubai, ex-presidente da Petrobras propõe uma transição energética inclusiva, com investimentos em biocombustíveis, inteligência artificial e integração com os países do Golfo.

Durante a Brazil Emirates Conference, promovida pelo LIDE em Dubai, nesta segunda-feira (14), o ex-presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, defendeu uma transição energética pragmática e baseada em inovação, justiça social e parcerias estratégicas. “A curva de demanda global por energia será maior nos próximos anos”, afirmou, alertando para o impacto do crescimento tecnológico e populacional no consumo energético.

Prates destacou que o Brasil reúne condições únicas para liderar esse processo. “Já misturamos até 10% de bio-óleo no diesel refinado pela Petrobras. É a junção do potencial da indústria tradicional com a inovação biológica e renovável”, afirmou.

Ao abordar a relação com os países do Golfo, propôs parcerias reais e equilibradas. “Não estamos aqui apenas para buscar investimentos, mas para oferecer cooperação tecnológica, fertilizantes, bioquímica e soluções conjuntas”, disse.

O ex-presidente também ressaltou o papel que a inteligência artificial terá na aceleração do consumo energético. “Data centers vão demandar energia em locais inesperados. Nosso território amplo e abundante é estratégico para isso.”

Encerrando sua fala, Prates reforçou que o progresso energético deve caminhar junto com a inclusão. “Não queremos só carros elétricos de luxo. Queremos transporte público elétrico gratuito e escolas públicas com acesso à tecnologia de ponta. O futuro precisa incluir todos.”


A Brazil Emirates Conference | United Arab Emirates contou com o patrocínio da Ambipar, Banco BRB, Vale, TurisRio, Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Hayman-Woodward, Itaminas e Prefeitura do Rio de Janeiro | Invest.Rio. O evento também teve apoio da JHSF, Emae, Prefeitura de Barueri, NSI, Escodelar, On Time e Nirmata Capital, além dos media partners: Grupo Jovem Pan, Jovem Pan News, Veja, Veja Negócios, Revista LIDE e TV LIDE . A Emirates foi a transportadora oficial, e a Maringá Turismo, a operadora oficial do evento.