Centenas de soldados norte-coreanos foram mortos e feridos na Ucrânia, dizem EUA

"Centenas" de soldados norte-coreanos lutando junto das forças russas contra a Ucrânia foram mortos ou feridos durante um confronto na região fronteiriça de Kursk, disse um alto militar dos Estados Unidos nesta terça-feira, 16.

O militar, que falou sob condição de anonimato, não deu detalhes sobre o número de soldados mortos, mas afirmou que as tropas da Coreia do Norte não parecem ser experientes, o que contribui para o número alto de baixas.

Essa é primeira informação que se tem de baixas norte-coreanas na guerra da Ucrânia semanas após os Estados Unidos e a Ucrânia terem denunciado o envio de 10.000 a 12.000 soldados para ajudar a Rússia em sua guerra que se encaminha para o terceiro ano.

A Casa Branca e o Pentágono confirmaram na segunda-feira, 16, que tropas da Coreia do Norte têm lutado nas linhas de frente em posições de infantaria em grande parte. Elas têm lutado com unidades russas e, em alguns casos, independentemente em torno de Kursk.

Forças ucranianas e russas têm travado uma batalha feroz ao redor de Kursk, e o oficial disse que a Rússia conseguiu retomar cerca de 20% do território conquistado lá por Kiev. Eles disseram que será possível para a Ucrânia manter o território lá por algum tempo, mas isso dependerá de como o resto da luta estiver indo, incluindo os ataques de longo alcance que Kiev vem lançando.