LIDE Live: Secretária do governo estadual gaúcho fala sobre os desafios na comunicação
“A cada dia, temos o desafio de lutar pela verdade e pela transparência”, disse Tânia Moreira, sobre o cenário atual das fake news.
“Os desafios da comunicação do Governo do Estado” foi o tema do debate da 20ª edição do Lide Live nesta terça-feira, 29, com a participação da secretária de Comunicação, Tânia Moreira. O presidente do LIDE RS, Eduardo Fernandez, atuou na coordenação do evento.
Durante a transmissão, a secretária falou sobre as dificuldades que se apresentam neste novo cenário, onde é preciso lidar com as fake news, que podem ser um grande risco para a população. Na sua opinião, as notícias falsas são um dos grandes desafios, em todas as áreas, mas principalmente na comunicação oficial, que deve ser transparente e absolutamente correta. “Esta é a nossa responsabilidade ao “aproximar o governo das pessoas, e as pessoas do governo”.
A secretária de Comunicação, Tânia Moreira falou sobre as campanhas para orientar à população durante a pandemia. (Foto: Reprodução)
A titular da Comunicação do Estado falou sobre a crise de confiança que hoje abala a sociedade e as estratégias, para, por meio das ações de sua pasta, chamar a atenção da população para os projetos do Governo, paralelamente ao enfrentamento das crises econômica e sanitária neste período de pandemia da Covid-19.
“É difícil achar uma forma correta de comunicar neste período. Entretanto, participamos de todas as reuniões do Gabinete de Crise e isto foi muito importante para a comunicação porque pudemos entender como comunicar e conscientizar a população em relação aos cuidados que deveriam ser tomados”, ressaltou.
A Secretaria vem trabalhando na comunicação dos protocolos a serem observados e as diferentes bandeiras por região, além de realizar campanhas publicitárias incentivando o uso de máscaras, o cuidado com os idosos e o distanciamento controlado. A população teve acesso também às lives diárias com o governador falando sobre o assunto.
“Em paralelo às questões da pandemia, a Comunicação do Governo deve ter passado por outros desafios ao divulgar pautas, como a questão do ajuste fiscal, previdência, privatizações, entre outras”, considerou Fernandez.
Tânia afirmou ter sido fundamental comunicar as reformas e, mais recentemente, o Marco Legal do Saneamento Básico e Corsan, de maneiras diferentes, tratando diferentes públicos, por categorias, poderes, imprensa, formadores de opinião, redes sociais e assim ir avançando com campanhas publicitárias em fases distintas.
Ao final, ela considerou as novas estratégias de comunicação para vender a imagem do Estado fora do Rio Grande do Sul. “Queremos mostrar que este é um bom momento para a atração de investimentos, que somos um governo de diálogo e transparência”, concluiu.
Assista ao evento na íntegra: