"Imediatismo é caminho fértil para fake news", alerta Renata Afonso
Nova CEO da CNN Brasil, Renata Afonso participou do LIDE Mulher Talks sobre o combate à desinformação e às fakes news.
Nova CEO da CNN Brasil, Renata Afonso. (Foto: Reprodução)
A nova CEO da CNN Brasil, Renata Afonso, defendeu o investimento no jornalismo profissional e considerou que setor vive um "novo apogeu". A executiva participou do LIDE Mulher Talks, transmitido ao vivo nesta terça-feira (20), sobre os desafios ocasionados pela disseminação da fake news e a desinformação.
"A gente usa, hoje, um termo americano para algo que acontece historicamente. As fake news sempre existiram, o que mudou foi o modo como elas são disseminadas. A entrada das mídias sociais nas nossas vidas ajudou a potencializar a publicação e acesso às notícias falsas", ponderou.
Para Renata Afonso, tentar barrar a distribuição das notícias falsas é como "enxugar gelo". Entretanto, para a executiva, a busca incessante pela informação real e pelo esclarecimento dos fatos são valores que devem estar presentes nas pessoas que consomem informação, independentemente da escala ou da segmentação.
"Evitar o imediatismo é importante. Imediatismo é caminho fértil para fake news. É necessário pisar no freio e procurar veículos que têm credibilidade. E eu considero que jornalismo está voltando ao seu apogeu. A imprensa brasileira é madura, temos veículos de comunicação que fazem um trabalho de apuração muito sério".
O LIDE Mulher Talks teve mediação da presidente do LIDE Mulher, Nadir Moreno, também presidente da UPS Brasil, e das integrantes do Conselho do LIDE Mulher, Celia Pompeia (vice-presidente Executiva do Grupo Doria) e Sandra Comodaro (advogada). O evento, que foi patrocinado pela Ypê, foi transmitido pelas plataformas digitais do LIDE.
Nova CEO
Renata Afonso apresenta um vasto currículo na área de mídia. Desde maio de 2021, ocupa a cadeira de CEO da CNN Brasil. Antes disso, trabalhou na TV Tem, afiliada da Globo no interior paulista, onde atuou como CEO e diretora geral nos últimos 14 anos, comandando mais de 500 colaboradores.
A executiva também teve passagens pela RedeTV, HBO, Band e MTV. Com cursos focados em mídia e negócios nas universidades norte-americanas Harvard e Stanford, também fez um programa executivo oferecido pela Singularity University.