Em preparação para a Copa do Mundo, Brasil registra aumento de 155% nas vendas de home-theaters e projetores
Dados da Criteo apontam para um crescimento substancial na compra de aparelhos eletrônicos, indicando que os brasileiros já estão se preparando para assistirem aos jogos.
Thiago Felix, diretor de novos negócios da LATAM na Criteo. (Foto: Divulgação)
Com o final do ano se aproximando, os brasileiros estão se preparando para um momento que marca o país e mobiliza os amantes de futebol: a Copa do Mundo. Com início marcado para o final de novembro, os torcedores da Seleção Brasileira já estão se preparando para assistir aos jogos.
A Criteo, empresa de Commerce Media, analisou dados de compras online e descobriu que várias categorias de produtos relacionadas ao evento estão observando um crescimento nas vendas.
Em setembro, os dados da Criteo registraram um crescimento de 155% nas vendas de home-theaters em comparação ao mesmo período de 2021. Esse aumento foi visto ao longo dos meses de inverno, com as vendas crescendo 217% e 262% em agosto e julho, respectivamente, em relação à mesma época do ano anterior.
Os projetores multimídia também estão passando por um acréscimo nas vendas online. No último mês, as compras cresceram 92% em relação ao mesmo período de 2021. Para efeito de comparação, o aumento foi de 21% em agosto.
As vendas de televisão também estão em alta. Após um período de queda, a procura pelo item cresceu e continua consistente comparando com a taxa de 2021 ao mês de setembro de 2022, indicando que os consumidores estão começando a acelerar as compras enquanto estão se preparando para a Copa do Mundo.
"Os dados sugerem que os fãs estão se preparando para assistir à Copa do Mundo deste ano de uma maneira especial, investindo em melhores sistemas de som e em telas maiores para conseguirem assistir melhor às partidas. Com as vendas crescendo exponencialmente meses antes do evento, é provável que grandes varejistas tenham executado campanhas de marketing personalizadas para este público a fim de gerar conversões antes do tradicional período da Black Friday. Também esperamos que as vendas nessa categoria continuem aumentando ao longo de outubro e novembro, à medida que os consumidores aproveitam novas ofertas oferecidas pelos varejistas”, destaca Thiago Felix, diretor de novos negócios da LATAM na Criteo.
Promoções de fim de ano vão impulsionar vendas de produtos esportivos
O futebol une os brasileiros e a Copa do Mundo faz parte da cultura local do país, envolvendo até mesmo quem não acompanha o esporte em outras épocas do ano. Os dados da Criteo verificaram ainda as vendas de artigos esportivos para entender melhor as expectativas acerca de seu crescimento à medida que o torneio se aproxima.
Em setembro, as vendas online de bolas de futebol cresceram 19% em relação a agosto, dando a entender que o próximo evento pode inspirar as pessoas a praticarem mais o esporte. Adicionalmente, a venda de luvas de goleiro aumentou 31% em agosto em relação ao mesmo período do ano anterior.
"Os varejistas podem esperar uma queda nos volumes de vendas nos meses que antecedem a Black Friday, já que os consumidores costumam esperar as promoções de fim de ano para então fazer compras. No entanto, nossos dados de comércio mostram que as categorias de vendas relacionadas à Copa do Mundo, como eletrônicos e artigos esportivos, estão em alta à medida que o entusiasmo pelo torneio começa a fervilhar em todo o país”, acrescenta Felix.
Metodologia
O Commerce Trends Dashboard da Criteo coleta dados orgânicos de 22.000 varejistas e sites de comércio eletrônico em 20 países e 600 categorias de produtos para ajudar profissionais de marketing a entenderem as últimas tendências de comércio para tomar decisões informadas.