Descontos não são mais suficientes? 6 em cada 10 brasileiros compram apenas de marcas que alinhadas com seus valores

Pesquisa da iStock revela que consumidores buscam conexão e autenticidade em suas compras

ePesquisa revela que consumidores buscam conexão e autenticidade. (Foto: iStock /Divulgação)

Segundo pesquisa da iStock, plataforma líder em conteúdo visual para pequenas e médias empresas, as ofertas de Black Friday, Natal e Ano Novo não são mais apenas uma corrida pelo menor desconto. Hoje, além do preço, o consumidor busca uma sensação de conexão e autenticidade em cada compra. Na verdade, 6 em cada 10 brasileiros afirmam que fazem um esforço consciente para gastar apenas em marcas que estejam alinhadas com os seus valores.

Por meio da sua plataforma de pesquisa VisualGPS, a iStock mostra que esta tendência não vem apenas de uma mudança nos valores das pessoas, mas também do papel crescente dos pequenos e médios empreendedores no ecossistema econômico do Brasil. Mais de um terço dos brasileiros entre os 18 e os 43 anos afirmam dar prioridade a uma carreira com significado ou propósito, o que pode impulsionar o surgimento de empresas criativas e socialmente conscientes.

No Brasil isso é visível com a ascensão de marcas que oferecem diversos tipos de produtos, desde acessórios artesanais até produtos personalizados para animais de estimação - o mercado de pequenos negócios com propósito se espalha cada vez mais pelas redes sociais, lojas físicas e bazares. Segundo uma pesquisa recente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), no Brasil existem mais de 11,5 milhões de pessoas empreendedoras, muitas das quais participam ativamente em temporadas de vendas como a Black Friday, que este ano prevê vendas de mais de R$ 9,3 milhões (Confi.Neotrust). Esse boom não está apenas chamando a atenção do público, mas também transformando as expectativas da temporada de vendas.

“A pesquisa VisualGPS revelou que, depois do preço e da necessidade, a satisfação emocional é um dos fatores que mais influencia as decisões de compra dos brasileiros. Embora a maioria esteja em busca do melhor negócio, 5 em cada 10 estão dispostos a gastar mais em algo que lhes proporcione satisfação emocional”, disse Samuel Malave, Gerente de Pesquisa Criativa da iStock. “Num ambiente saturado de descontos, o verdadeiro valor das ofertas sazonais não está apenas no preço. “Os consumidores procuram descontos que se relacionem com os seus valores e hoje as pequenas empresas brasileiras têm a oportunidade de fortalecer esses laços em cada transação.”

Abaixo, a iStock apresenta estratégias inovadoras para pequenas empresas redefinirem suas vendas nesta temporada:

Esqueça as Imagens Genéricas – Conecte-se com o real “Sem Filtros”

Os consumidores de hoje, especialmente os mais jovens, estão cansados das táticas ultra-polidas das grandes marcas. A pesquisa VisualGPS mostra que a Geração Z e a Geração Y valorizam cada vez mais a autenticidade. Vá além das imagens genéricas típicas. Utilize imagens que mostrem sua oficina repleta de ferramentas, as mãos que criam cada peça ou seus clientes utilizando seu produto. Permita que seu conteúdo visual reflita a realidade por trás do seu negócio, pois é muito mais atraente do que as mesmas velhas cenas “perfeitas”.

• Busque o toque humano para combater a fadiga digital

À medida que o mercado fica saturado com imagens geradas por IA, ver imagens que mostram pessoas reais em produtos cuidadosamente feitos à mão é como um respiro. O VisualGPS revelou que 98% das pessoas acreditam que imagens e vídeos autênticos são importantes para estabelecer confiança. Nesta temporada, destaque o lado real e tangível do seu negócio, apresentando texturas cruas, a beleza das imperfeições e momentos de bastidores. Os consumidores atuais buscam conexão e raízes. Não hesite em mostrar as partes “confusas” e “reais” do seu processo criativo: é uma forma poderosa de neutralizar a perfeição estéril da produção genérica e impessoal.

• Vá além do desconto – venda a história, não apenas o produto

Embora os grandes varejistas se concentrem na redução de preços, use a Black Friday como uma oportunidade para vender o seu “porquê”. Nesta temporada, as pequenas empresas podem se destacar dando visibilidade ao processo e não apenas ao produto. Crie pequenos vídeos ou histórias que celebrem os detalhes, valores e personalidade da sua marca. Imagine um pequeno reel de “Como Fazer” para cada item. O VisualGPS revelou que 93% dos brasileiros recorrem cada vez mais às redes sociais para descobrir e aprender coisas novas. Não perca a oportunidade de se conectar além da venda: seus clientes buscarão a autenticidade, não apenas a economia.

• Aproveite o micromarketing e interesses de nicho para capturar compradores apaixonados

O marketing genérico não funciona na economia criativa de hoje. O VisualGPS revelou que os consumidores desejam cada vez mais ver pessoas como eles nas campanhas de publicidade e marketing. Concentre-se em comunidades de nicho que compartilham os mesmos interesses da sua marca. Quer sejam consumidores com consciência ecológica, amantes do estilo vintage ou de linhas de designers locais, direcione-se para pequenos públicos que se identifiquem com a história do seu produto. Essa abordagem não apenas ressoa profundamente, mas também promove uma base de clientes fiéis, perfeita para a temporada de descontos, mas que vai muito além.
Numa temporada de compras concorrida que muitas vezes pode parecer impessoal, esta é uma oportunidade para os empreendedores ocuparem o centro das atenções, oferecendo algo que as grandes lojas não conseguem: autenticidade, paixão e um toque pessoal. A Black Friday e a temporada final de ano não precisam ser uma corrida para o fundo do poço com preços baixos, pode ser uma plataforma para mostrar o que torna o seu negócio único num mar de iguais.