Jornada do Mentoring Colab deve virar calendário permanente do LIDE Mulher Paraná

Jornada do Mentoring Colab deve virar calendário permanente do LIDE Mulher Paraná.

Heloisa Garrett - presidente do LIDE no Parana´Heloisa Garrett, presidente do LIDE Paraná. (Foto: Divulgação)

A programação de março desenvolvida pelo LIDE Paraná em homenagem ao mês das mulheres não terminou, mas já deixa sementes permanentes na agenda da entidade. O formato e proposta do Mentoring Colab, idealizado pela presidente Heloisa Garrett e desenvolvido pelo LIDE Mulher, atingiu todos os objetivos esperados tanto por mentores quanto mentoradas e o resultado é que o Comitê de Gestão já colocou em discussão caminhos para promover mentorias colaborativas de forma continuada, visando o desenvolvimento de carreiras e negócios doss filiados do LIDE Paraná.

“Percebemos na prática que esse formato com até cinco pessoas incentiva a participação e troca entre as participantes, ao mesmo tempo que impulsiona conexões improváveis com profissionais de excelência no mercado”, atesta Heloisa.

Para a empreendedora e mentora, a jornalista Mira Graçano, o Mentoring Colab alcançou resultados inesperados, por conta do cuidado com a escolha dos temas e a limitação do número de participantes. “O formato com poucas pessoas deixou todo mundo à vontade para trocar sobre seus gaps emocionais. Aprendi muito com a experiência delas no exercício de suas lideranças”, destaca. Uma das mentoradas, Carmem Nicolodi, considerou transformadora a palestra de Mira e aprovou toda a agenda do Mentoring Colab. “A iniciativa das mentorias foi excepcional! As mulheres estão sobrecarregadas e aprender a entender isso, como liderar e sair melhor de todas as situações é imprescindível”, acredita. “O LIDE Mulher Paraná está no caminho certo. Se eu pudesse participaria de várias outras sessões de mentoria. Precisamos saber reconhecer o que conseguimos fazer, mesmo em um momento tão difícil”, reconhece Carmem.

Para a mentora Renata Freire, sócia-fundadora da All Wake, a sinergia de mentorias auxilia na solução dos gaps gerados em diversos negócios, levando a construir uma rede ainda mais forte. 

“Neste momento totalmente atípico, nós empresários precisamos tomar atitudes e fomentar movimentos que contribuam para fortalecer e desenvolver os negócios locais e regionais. Assim ganhamos força. O Lide Paraná teve uma atitude empática, honrosa e muito criativa que vai ao encontro das necessidades atuais de praticamente todo setor”, aponta.

Dividindo a mesma impressão de Renata, a mentora Camila Aguiar reforça a aprovação sobre a pertinência da realização do evento nesse período. “Em um momento no qual muitas as pessoas estão desacreditadas, essa iniciativa do Mentoring Colab veio direcionar, trazer alguns insights para os empreendedores aplicarem nos negócios deles. Na minha percepção, a iniciativa contribuiu muito para todos nós, participantes do LIDE”.

A presidente do LIDE Paraná reconhece que um dos pilares de sua gestão é de fato contribuir para o desenvolvimento de mulheres que buscam suporte na construção de sua carreira ou negócios, bem como apoiar todas as iniciativas para aumentar sua performance e identificar caminhos para alcançar melhores resultados e oportunidades profissionais. “Quero ser multiplicadora e facilitadora do desenvolvimento de todos os líderes do nosso grupo, em especial das lideranças femininas que por barreiras culturais e de gênero demoram para assumir o protagonismo. Nisso, o Mentoring Colab, capitaneado pelo LIDE Mulher, está alinhado com todo esse processo de encorajamento e desenvolvimento de nossas filiadas e todos que colaboram com a formação e troca viabilizadas pelas mentorias criada pelo LIDE”, assegura.

Outra mentorada, Celia Rocha, é uma entusiasta de que essa programação seja permanente.  “O Mentoring Colab atualiza, incentiva, desperta, agrega e permite novas conexões. Os temas são muito atuais e práticos, aplicáveis no dia a dia profissional e pessoal”, defende.

Foco no “S” do ESG

O CEO e sócio-fundador da Propósito/Transearch, Andre Caldeira, um dos mentores desta primeira edição do Mentoring Colab considera importante a iniciativa do LIDE Mulher Paraná. “Basta ver o crescimento dos fatores ESG na governança corporativa e, especialmente, o pilar “S”, que destaca o foco em pessoas, além da temática da diversidade, que não é só de gênero, é de mindset, faixa etária e orientação sexual. Inúmeros estudos comprovam que a existência de mulheres em liderança e setores estratégicos contribuiu muito para o alcance de resultados e isso está relacionado à diversidade e a ascensão de executivas nas posições seniores nas organizações”, constata. Para ele, o mentor cumpre o papel de aconselhar e ajudar de forma prática. “O mentor é alguém que fez e pode colaborar de forma prática sobre o momento atual e trajetória futura dessa empresária”.  Para Caldeira, quando se estabelece confiança, o processo de obtenção de resultados é catalisado. “A partir de bons perfis de mentores e mentorados se faz uma equação de grandes resultados”, conclui.