Vitamine-se investe em expansão para dobrar de tamanho em 2024
Startup deve fechar o ano com R$15 milhões em faturamento. Para 2024, a meta é chegar a R$40 milhões.
Startup deve fechar o ano com R$15 milhões em faturamento. Para 2024, a meta é chegar a R$40 milhões. (Foto: Divulgação)
A Vitamine-se, startup de vitaminas e suplementos, está em expansão contínua. O varejo físico da marca já responde por 80% do faturamento. Para se ter ideia, em 2023, a empresa chegou a mais de 4 mil drogarias, como Drogasil, Raia, Panvel, Pague Menos, Drogaria SP, em comparação com o ano anterior, que mantinha presença em cerca de 300. A startup alcançou ainda redes alimentares como Santa Luzia, St Marche, Empório Santa Maria, Emporium SP, Vida Leve, Cia da Saúde, Bio Mundo e Natural da Terra.
A movimentação fez com que a Vitamine-se registrasse um salto na receita de um ano para o outro, de R$3 milhões (2022) para R$15 milhões (2023), e em 2024, a meta é chegar a R$40 milhões. Para capturar a expansão do setor e consolidar o negócio, a startup abriu uma rodada série A, buscando captar entre R$15 e R$20 milhões. Em 2022, a empresa obteve um investimento de R$8 milhões. O dinheiro foi usado para incrementos em tecnologia, desenvolvimento de produtos e contratação de time.
Os recursos agora cobrirão novas demandas, capital de giro e o reconhecimento de marca, para gerar awareness.
“O ano de 2024 será de awareness. Precisamos encontrar algum jeito de explicar a Vitamine-se de uma forma mais abrangente”, afirma Augusto Cruz, CEO da marca.
A eficiência na execução do plano pode levar a empresa a mais de 12 mil farmácias pelo país, além de garantir mais do que o dobro do faturamento, evolução de 166%.
Atualmente, a Vitamine-se possui cerca de 40 produtos em seu portfólio. Entre os mais vendidos, estão: a vitamina B12, para energia e disposição, Dk3+k2, para saúde dos ossos, além de melatonina, para o sono, e colágeno, para a pele. Vale lembrar ainda que a marca lançou recentemente uma nova linha de produtos, que traz os cinco principais atributos que os consumidores desejam: imunidade, beleza, boa forma, concentração e calma.
Batizada de “Quero”, o desenvolvimento da nova linha considerou pesquisas de campo, depoimentos de balconistas e farmacêuticos, estudos de hábitos de consumo, e a base de dados do Quiz disponível no site da Vitamine-se, que hoje reúne mais de 120 mil respostas dos brasileiros e é uma das fontes de informação consideradas para a criação de produtos inovadores pela marca.
Adicionalmente, a startup estabeleceu em 2023, uma colaboração com a Genu-in, marca da JBS Novos Negócios especializada em peptídeos de colágeno e gelatina, que ficará responsável pelo fornecimento de matéria-prima para a Vitamine-se. O primeiro produto da collab é o Colágeno 360º.
O novo suplemento foca no cuidado integral para o corpo, atuando no fortalecimento dos ossos, músculos, articulações, cabelo, unhas e pele. Disponível em três sabores (neutro, limão e frutas vermelhas), possui zero lactose e zero sódio e não contém glutén. A Vitamine-se ainda mantém parcerias exitosas com outras marcas, como com a Ambev, no fornecimento da linha Relax, bebida pronta antiestresse e feita com ingredientes naturais, ideal para ajudar a desacelerar, além de produtos com a rede de açaí Oakberry.
“A Vitamine-se não desconecta as suas atitudes do comportamento das pessoas. Por isso, acompanhamos de perto as mudanças dos ciclos de vida e do consumo. Também entendemos que existe um movimento muito claro de mudança de gerações e consumo em todos os canais, inclusive nas farmácias que, por mais tradicionais que sejam, já evoluíram muito - e ainda é só o começo. A Vitamine-se com certeza é a marca das novas gerações e desse novo ciclo: simples, óbvia, sexy, de qualidade e para todos”, conclui Cruz.