Novo CEO no comando da Qatar Airways renova perspectivas para a companhia aérea
Badr Al Meer, ex-COO do Aeroporto Internacional de Hamad, promete uma era de crescimento sustentável.
Badr Al Meer é o novo CEO do Grupo Qatar Airways. (Foto: Divulgação)
Badr Al Meer assume o cargo de CEO do Grupo Qatar Airways após a aposentadoria de Akbar al Baker, que completou recentemente 27 anos de serviço na companhia. A carreira distinta de Al Meer foi construída ao longo de duas décadas, sendo pioneiro em projetos multibilionários de aviação, construção e desenvolvimento imobiliário, ao mesmo tempo em que reflete o planejamento de sucessão do Catar para uma nova geração de líderes.
Desde 2014, Al Meer atuou como Diretor de Operações do Aeroporto Internacional de Hamad, liderando divisões críticas como MATAR – a companhia do Catar de Operações e Administração de Aeroportos, Qatar Duty-Free, Qatar Aviation Services, Qatar Aviation Catering Company, Qatar Distribution Centre, Dhiafatina Hotels, e Qatar Airways Global Real Estate.
“Akbar Al Baker deixou uma marca inesquecível nesta organização, tendo construído a Qatar Airways desde o início até se tornar a companhia aérea de alto nível que é hoje – com 241 aeronaves, 43 mil funcionários e mais de 160 destinos em todo o mundo. Foi uma honra servir sob sua orientação e presto-lhe homenagem enquanto ele avança para um novo capítulo”, disse Al Meer.
“Nos últimos 10 anos, dediquei minha carreira a causar impacto no Grupo Qatar Airways e estou ansioso para liderar nossa companhia aérea em uma nova era – uma em que uma cultura de confiança e capacitação será o alicerce de nosso sucesso compartilhado. Na indústria de viagens dinâmica e em constante evolução de hoje, pretendo investir nas prioridades e preocupações da minha geração e colocarei um foco renovado no aproveitamento da tecnologia emergente, no desenvolvimento e implementação de soluções de aviação sustentáveis e na melhoria adicional da experiência do cliente – ao mesmo tempo continuando o crescimento e o serviço de excelência que sempre oferecemos. Tenho imenso orgulho do nosso papel como a porta de entrada mais acolhedora para o mundo – e espero melhorar ainda mais a nossa posição como destino de viagem preferido”, completa.
Durante a gestão no Aeroporto Internacional de Hamad, Al Meer guiou habilmente o aeroporto através de marcos importantes e desafios sem precedentes, incluindo a pandemia da COVID-19, um projeto de expansão de 10 bilhões de QAR (2,7 bilhões de dólares) e a histórica Copa do Mundo FIFA de 2022 – que viu o aeroporto receber mais de um milhão de visitantes. Sua liderança também desempenhou um papel fundamental para que o Aeroporto Internacional de Hamad fosse nomeado "Melhor Aeroporto do Mundo" (2021 e 2022) e "Melhor Aeroporto do Oriente Médio" (por nove anos consecutivos), pelo prestigioso SKYTRAX Worls Airport Awards, a maior pesquisa anual global de satisfação de clientes aeroportuários do mundo.
Antes de ingressar no Aeroporto Internacional de Hamad, ele passou uma década na United Development Company (UDC), uma empresa pública do Catar e a principal empresa de construção do estado do Golfo, chegando finalmente ao cargo de CEO interino. Durante esse período, ele supervisionou a entrega do principal empreendimento da UDC, o Pearl Project, um renomado projeto de desenvolvimento urbano no Catar, celebrado pelo projeto arquitetônico.
Com formação em engenharia pela Universidade Americana de Beirute e pela Universidade do Colorado, Al Meer traz para a função uma base educacional sólida e uma riqueza de visão de negócios e conhecimento técnico em engenharia, construção e desenvolvimento de iniciativas de grande escala. Na sua nova função como CEO do Grupo, o histórico de projetos bem-sucedidos e a experiência de Al Meer em aviação o posicionam de maneira única para liderar o Grupo Qatar Airways em uma nova era emocionante.
Na semana passada, o Grupo Qatar Airways reportou lucros crescentes de US$ 1,026 bilhões no primeiro semestre do ano fiscal 2023-2024, um aumento de mais de 100% em comparação com o mesmo período do ano fiscal anterior. Os níveis de passageiros também registaram um crescimento, aumentando 22%, chegando a 19 milhões. Os lucros da companhia aérea foram apoiados pelo regresso da frota Airbus A350 ao serviço, pela parceria com membros da oneworld e por outras alianças estratégicas na China, Europa e Australásia.