Márcia Ferrari: 'Transporte público pode mudar o cenário da expansão imobiliária'
Empresários, autoridades e especialistas debateram, nesta quarta-feira (13), o futuro da expansão imobiliária.
Semário LIDE | Real Estate, em parceria com Estadão, debateu a qualidade de vida no mercado imobiliário. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
O desafio da convergência entre a expansão imobiliária e a qualidade de vida da população brasileira foi debatido por empresários, autoridades e especialistas nesta quarta-feira (13), na CASA LIDE, em São Paulo, durante o Seminário LIDE | Real Estate, em parceria com o Estadão. O trabalho conjunto da iniciativa privada e pública esteve entre os destaques do evento, visto como maneira de garantir o desenvolvimento social e econômico das cidades.
De acordo com o Lair Krahenbuhl, ex- secretário de Habitação do município e do estado de São Paulo, foi enfático ao questionar a falta de olhar do mercado para as configurações familiares e os recortes econômicos.
Lair Krahenbuhl, Secretário Municipal de Habitação (1993-1996) e Secretário Estadual de Habitação (2007-2010). (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
“Todas as políticas estão equivocadas e não repensam essas demandas”, afirmou. Krahenbuhl lembrou que hoje, a classe média é mais da metade da população e o tamanho dos apartamentos devem seguir as perspectivas de arranjos familiares.
Sobre novas demandas, Márcia Ferrari, presidente do Infra Women Brazil, mostrou que os novos hábitos da sociedade, após a pandemia, tendenciam para uma expansão imobiliária a áreas perto de vias de alto fluxo, como as rodovias.
Márcia Ferrari, presidente do Infra Women Brazil. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Essa propensão, de acordo com ela, reforça a importância do poder público em investir em mobilidade. “Tão importante quanto os pontos, são as conexões”, lembra. “E o transporte público pode mudar o cenário da expansão imobiliária”, complementou.
Ainda no contexto público e privado, Luiz Augusto Pereira de Almeida, sócio da Sobloco Construtora, ponderou sobre a legislação brasileira para o setor, que segundo ele, deve se tornar mais célere. “O poder público está sempre atrasado para receber o contingente populacional que as cidades recebem. Tem-se que criar leis mais ágeis”, afirma.
Luiz Augusto Pereira de Almeida, sócio da Sobloco Construtora. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Almeida lembrou da nova análise do Plano Diretor da cidade de São Paulo e defendeu a verticalização da cidade, com a garantia de infraestrutura para a população.
“Tem que verticalizar, infelizmente. E o poder público tem que fazer a sua parte na infraestrutura. Não adianta construir um prédio e não ter metrô. Qualidade de vida é mobilidade, segurança e saneamento. Se não tiver acesso, não vamos ter qualidade de vida”, complementa.
Lazer por perto
Empresários apresentam as tendências de lazer do setor. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
As tendências de lazer para o mercado mobiliário ganharam destaque nos discursos dos empresários Thiago Alonso, presidente da JHSF Participações, José Dombroski, presidente do Grupo Ábaco, Marcelo Bonanata, diretor da Helbor Empreendimentos e Felipe Cavalcante, CEO da MATX. A frente de empreendimentos de referência, enfatizaram a necessidade de olhar para o lazer e esporte como fator fundamental para atração de cliente.
Alonso explicou que nas últimas décadas, o esporte passou a ocupar parte importante na rotina das pessoas e a tecnologia viabilizou ambientes antes não imagináveis, como uma praia para surfar longe do mar, como a encontrada no Village Boa Vista. “É um segmetno que precisa de muito tempo para fazer a tendência acontecer”, disse.
Nesta sequência do tempo, Bonanata lembrou que foram 12 anos para a aprovação de 10 milhões de metros quadrados para o seu empreendimento, considerado a maior reserva particular de patrimônio natural no Estado. Já Dombroski lembrou da mudança de preferência do comprador, que hoje preza por essa qualidade de vida, sem esquecer da segurança.
Em sua fala, Cavalcante elencou as principais tendências do mercado como: aluguel por temporada, plamaking, polos gastronômicos, food park e desenho urbano.
O Seminário Real Estate | LIDE Estadão tem master patrocínio da prefeitura de Barueri, patrocínio da Ábaco e Helbor. O evento conta com 3 corações, Prata e Eccaplan como fornecedores oficiais e Estadão, Broadcast e Eldorado FM como mídia partners. Os operadores de tecnologia da CASA LIDE são: netglobe, RCE, TCL SEMP e The LED