Marcelo Zimet, Grupo L'Oréal: 'Não podemos, nos dias de hoje, ter um crescimento que não seja sustentável'
Com crescimento de dois digitos em 2023 e boa perspectiva para 2024, Marcelo Zimet, CEO do Grupo L'Oréal no Brasil, fala sobre como o Brasil se comporta no mercado da beleza e os potenciais que a companhia deve explorar.
Marcelo Zimet, CEO do Grupo L'Oréal no Brasil. (Foto: Divulgação)
Com um crescimento de duplo dígito no ano passado e acima do mercado no Brasil, o Grupo L’Oréal mantém a visão otimista quanto aos números em terras brasileiras, assim como em suas operações na América Latina. Os bons ventos para a companhia, que adota, em sua maioria das vezes, o modelo de negócios de aquisição, vem acompanhado de um tema central: crescimento sustentável.
Em entrevista exclusiva, Marcelo Zimet, CEO do Grupo L'Oréal no Brasil, enfatiza que é impossível, nos dias de hoje, pensar neste desenvolvimento sem que haja um propósito de criar uma beleza mais diversa, inclusiva, ética, tecnológica e responsável. E quando o assunto é beleza, o Brasil está entre os primeiros países que mais consomem neste mercado, ocupando o 4º lugar mundial.
Para Zimet, ainda há muito o que explorar neste potencial nacional, como no segmento de e-commerce e personalização e serviços digitais como conversational commerce e os VTOs (virtual try on). Abaixo, confira a conversa completa com o executivo:
Com uma tendência de crescimento de dois dígitos no Brasil, como avalia o ambiente para os negócios no país?
O Brasil é o 4º maior mercado de beleza do mundo e é bastante dinâmico, temos confiança que irá continuar crescendo. No último ano, cresceu acima do mercado mundial. Isso porque costumamos dizer que a beleza promove um “efeito dopamina”, principalmente no Brasil, onde a beleza é sinônimo de felicidade, inclusão e empoderamento.
Completando 65 anos de atuação no País em 2024, o Grupo L'Oréal, líder mundial da indústria de beleza, segue acelerado, trazendo para o consumidor uma forte agenda de inovação, digitalização, diversidade e sustentabilidade. Em 2023, crescemos duplo dígito e acima do mercado no Brasil pelo quarto ano consecutivo. Seguimos em ritmo acelerado no primeiro trimestre desse ano, sendo um forte destaque na Zona América Latina.
No e-commerce, o Grupo no Brasil é o #1 player do setor de beleza, mas ainda com grande potencial de crescimento. O Brasil é o #4 mercado mundial de beleza e o #11 em e-commerce. Estamos explorando também esse potencial com uma forte agenda de personalização e serviços digitais como conversational commerce e os VTOs (virtual try on).
O segredo para o nosso sucesso é ter um time diverso que contribui para a Inovação, conhecimento profundo do consumidor por meio de dados e um portfólio diversificado e com valor agregado.
Além disso, é fundamental frisar nossa intensa agenda extra financeira. Não podemos, nos dias de hoje, ter um crescimento que não seja sustentável. Com um propósito de criar uma beleza mais diversa, inclusiva, ética, tecnológica e responsável, estamos investimos globalmente e localmente em diversas iniciativas.
Fonte: * H&B Report FEV24/ Q1/24 Global Report
O que faz com que o mercado nacional desempenhe tão bem na empresa?
Como mencionei, a beleza para o brasileiro está muito relacionada à felicidade e autoestima. Não é à toa que somos o #4 mercado mundial. Como empresa, a nossa receita de sucesso soma alguns fatores. O primeiro deles é a força do investimento em Pesquisa & Inovação – 1. 2 bilhão de euros por ano mundialmente - para trazer sempre o melhor da inovação para responder as demandas do consumidor. E quando falamos do Brasil, somos um verdadeiro laboratório a céu aberto para o mundo.
O Grupo L’Oréal tem 7 hubs de Pesquisa & Inovação no mundo e não foi à toa que o Brasil foi escolhido para sediar um deles. Contamos com 55 dos 66 tons de pele mapeados no mundo. Além disso, dos 8 tipos de cabelo que mapeamos no mundo, temos todos aqui. Hoje, quando falamos em cabelos cacheados, somos referência no desenvolvimento de tecnologia. Com o Centro de Inovação, nos tornamos referência não só nacionalmente, mas no mundo todo.
Além disso, temos um portfólio diverso e complementar com 21 marcas internacionais e locais no Brasil. Estamos cada vez mais presentes na casa do consumidor com produtos e serviços de beleza que representem a diversidade da população brasileira.
Um modelo de negócio seguido pela empresa é o de aquisição. Pode explicar o porquê deste caminho e como fazê-lo ser bem-sucedido?
Como líder mundial de beleza, nós estamos sempre avaliando as melhores oportunidades para garantir que temos o melhor e mais relevante portfólio de marcas. Hoje, das 37 marcas que o Grupo L’Oréal tem ao redor do mundo, três são originalmente lançadas e criadas por nós. Esta é uma maneira de termos marcas complementares e desejáveis pelos consumidores, atendo à diferentes necessidades e demandas.
Quais são as tendências para este e os próximos anos? Elas impactam nesta estratégia de aquisição?
Não comentamos sobre futuras aquisições, mas o que posso falar é que o mercado brasileiro é estratégico e continuaremos com uma ambição redobrada nos próximos anos. Em termos de inovação de produto, é claro! No último ano, tivemos um grande destaque para o crescimento das categorias de hair care e skincare, por exemplo.
Porém, gostaria de ressaltar a nossa ambição no digital e no comércio eletrônico. Globalmente, o e-commerce já representa 27% das vendas do grupo e temos a ambição de acelerar essa agenda ainda mais no Brasil. A categoria de Beleza cresce 14.8% no mercado online brasileiro e o Grupo L’Oréal é líder. Isso mostra a força do mercado da beleza no Brasil e do canal para o país. Mas ainda existe um enorme potencial de crescimento, dado que hoje apenas 9% dos brasileiros compram beleza online, de acordo com a Kantar.
Entre algumas barreiras que estamos quebrando para alcançar esse consumidor com qualidade estão o 1) “Hackeamento” da experiência de beleza do ponto de venda para o online, o uso de 2). Conversational Commerce. Uma experiência de compra personalizada e guiada pelo WhatsApp pode converter até 9 vezes mais no do que no D2C e 3). Uso de criadores de conteúdo que nos ajudam a ditar tendência. Em 2023, por exemplo, nos tornamos líder em share de influência para a categoria de beleza.