Kellanova anuncia mudanças na liderança executiva para América do Norte e América Latina
Um banco de talentos interno facilita a sucessão natural. Chris Hood, Presidente de Kellanova América do Norte se aposenta.
Víctor Marroquín, atualmente Gerente Geral para o México, sucederá a Nicolas Amaya como presidente para a América Latina. (Foto: Divulgação)
A Kellanova anuncia a aposentadoria de Chris Hood, Presidente da Kellanova na América do Norte. Nicolas Amaya, atual Presidente para a América Latina, sucederá a Hood como Presidente para o mercado americano. Víctor Marroquín, atualmente Gerente Geral para o México, sucederá a Amaya como Presidente para a América Latina. Ambos os líderes regionais reportarão ao Presidente e Diretor Executivo, Steve Cahillane. As transições têm início imediato e a aposentadoria de Hood se efetivará ao final de abril de 2024.
"Chris, um líder experiente em bens de consumo embalados, se uniu à nossa empresa como parte da aquisição de Pringles® em 2012 e tem contribuído imensamente durante a sua gestão", diz Steve Cahillane, Presidente e Diretor Executivo. “Durante os últimos anos em sua posição de liderança na América do Norte, ele criou um modelo de negócios ágil e liderado por categorias, impulsionando um melhor desempenho, além de alavancar a inovação. Enquanto isso, guiou a organização da América do Norte por meio de importantes realinhamentos de negócios e portfólio, incluindo a saída bem-sucedida da entrega direta em lojas, a venda de marcas secundárias e, por fim, a recente cisão de WK Kellogg Co. Desejamos a Chris e sua família o melhor e estendemos nosso mais profundo agradecimento por suas contribuições”.
A aposentadoria de Hood provoca sucessões ordenadas para Nicolas Amaya e Víctor Marroquín, que têm se destacado como líderes empresariais altamente eficazes. “Nicolas e Víctor, são líderes já provados e que estão comprometidos em alavancar a nossa estratégia de Diferenciar, Impulsionar e Entregar, por meio do desenvolvimento de talentos e promoção do nosso propósito", pontua Cahillane. "Estas nomeações demonstram o calibre sólido de nossos talentos".
Durante os últimos quatro anos em seu cargo de Presidente da Kellanova América Latina, Nicolas Amaya liderou seu time para entregar um crescimento robusto e consistente, e construiu relacionamentos sólidos com clientes e distribuidores estratégicos em toda a região. Também esteve na vanguarda da transformação digital.
"Nico é um líder visionário, que tem uma sólida trajetória no desenvolvimento de equipes de alta performance e na geração de um crescimento exponencial, tanto na América Latina como na América do Norte", diz Cahillane. "Ele tem um histórico bem-sucedido e a experiência necessária para continuar impulsionando o negócio como o novo líder da nossa maior região".
Desde que se juntou à Companhia em 2001, Amaya ocupou diversos postos de liderança tanto nos Estados Unidos, como na América Latina, nos negócios de cereais, produtos congelados e snacks, incluindo o cargo de Gerente Geral de Snacks e Plataformas de Crescimento para a América Latina; Gerente de Marketing e Inovação para a América Latina; e Gerente Geral do México, antes de ser nomeado Presidente da Kellogg América Latina, em 2019. Antes da Kellogg, Amaya atuou na área de marketing da Unilever.
Víctor Marroquín se uniu à Kellogg em 1997, na área de vendas e logo ocupou diferentes funções em marketing, desenvolvimento de clientes e gestão comercial. Desde 2014, atuou como Gerente Geral em vários países líderes da América Latina, entre eles: Equador, Peru, Brasil, Colômbia e região Andina, em seguida sendo nomeado Gerente Geral no México, em 2020. Nestas posições, Marroquín liderou sua equipe para oferecer um sólido desempenho de resultados consistentes, fortalecer as posições de mercado de nossas marcas, transformar nossos modelos de comercialização e elevar as associações estratégicas dos clientes-chave.
"Víctor tem experiência em todos os principais mercados na América Latina", enfatiza Cahillane. “Ele é muito respeitado e conhecido em toda a região, tanto dentro da Kellanova como na indústria. Sustentou o impulso de crescimento no México, apesar dos desafios políticos, econômicos e regulatórios com a execução de nossa estratégia de Diferenciar, Impulsionar e Entregar”.