Entenda as seis alavancas para o sucesso das transformações nas empresas
Grandes mudanças são cada vez mais comuns nas organizações, motivo pelo qual as empresas precisam estar preparadas para aumentar a taxa de sucesso por meio de seis alavancas apontadas por estudo da EY e da Universidade de Oxford.
Grandes mudanças são cada vez mais comuns nas organizações, motivo pelo qual as empresas precisam estar preparadas para aumentar a taxa de sucesso por meio de seis alavancas apontadas por estudo da EY e da Universidade de Oxford. (Foto: Unsplash)
Inspirar, cuidar, construir, empoderar, liderar e colaborar são as seis alavancas que, por meio da priorização do colaborador, promovem transformações bem-sucedidas nas empresas. Juntas, elas levam a três condições necessárias para atingir o sucesso: objetivos alinhados, clareza de papéis e crenças compartilhadas; gestão eficaz das jornadas emocionais; e habilidade para transformar com agilidade a visão em realidade, de acordo com estudo realizado pela EY em parceria com a Oxford Saïd Business School, escola de negócios da Universidade de Oxford.
Foram entrevistados 935 profissionais C-Levels e seus subordinados diretos, além de 1.127 liderados em geral, provenientes de 23 países, incluindo o Brasil, que avaliaram a transformação em suas organizações nos últimos cinco anos.
Com base nessas entrevistas, o levantamento chegou a algumas características que aumentam a probabilidade de uma transformação ser bem-sucedida nas empresas.
1) Inspirar: crie uma visão em que todos acreditem – ou, pelo menos, a maioria
Dos entrevistados com alto desempenho em transformação, 50% concordaram com a afirmação de que a visão os energizou e os inspirou a ir além. Praticamente a mesma porcentagem indicou que a visão e a estratégia eram frequentemente comunicadas na organização, mesmo resultado obtido por "a liderança articulou claramente o porquê de precisar mudar" e "a liderança estava unida em torno da visão e da estratégia".
Isso significa que colaborar por um "porquê" gera movimento, pois uma razão coletiva permite às pessoas – líderes e liderados – encontrar um significado maior, gerando engajamento. Além disso, os líderes devem promover uma cultura de transparência, com conversas abertas, de mão dupla, para reforçar a crença compartilhada.
2) Cuidar: construa uma cultura que acolha as perspectivas de todos
Dos entrevistados com alto desempenho em transformação nos últimos cinco anos, 52% concordaram que a organização forneceu o suporte emocional que precisaram durante o desafio da transformação.
Isso significa ser realista desde o começo a respeito da transformação, normalizando os obstáculos possíveis, preparando as pessoas e alimentando a confiança para enfrentar as incertezas que virão como parte do processo. Além disso, a orientação é criar segurança psicológica não apenas incentivando as pessoas a falar, mas pedindo para que falem. Ao fazer isso, a empresa demonstra respeito e consideração pelos times e seus insights.
3) Construir: use a tecnologia para tangibilizar a visão
Dos entrevistados com alto desempenho em transformação, praticamente metade (49%) concordou que foi equipado com a tecnologia certa para executar a transformação, mesma porcentagem para a resposta "tínhamos as habilidades e a mentalidade corretas para a transformação".
Isso significa que a tecnologia deve ser utilizada para tornar a visão real. A tecnologia não é a visão em si, mas uma forma de traduzir a visão de transformação em ações práticas. Além disso, a recomendação é incentivar novas mentalidades e habilidades, mudando de "sabemos tudo" para "ninguém sabe tudo" (de fixed para growth mindset).
4) Empoderar: defina responsabilidades claras
Dos entrevistados com alto desempenho em transformação nos últimos cinco anos, 52% indicaram que os liderados receberam papéis e responsabilidades claros. Porcentagem semelhante concordou com a afirmação de que "a autoridade de tomada de decisão foi delegada de maneira clara e adequada", assim como com "a governança foi desenhada para garantir a colaboração entre diferentes áreas e unidades", além de "o modelo de gestão de pessoas permite que erros e fracassos não impactem negativamente carreira ou remuneração".
Isso significa que deve haver a criação de um espaço seguro para experimentação e aprendizagem. Aprender é fundamental para a transformação, além de um processo de experimentação constante. O fracasso será parte da jornada e deve ser permitido.
5) Liderar: desenvolva as habilidades necessárias para isso
Dos entrevistados com alto desempenho em transformação, 52% concordaram com a afirmação de que "os líderes tomaram decisões que eram melhores para a organização, não apenas para a área sob sua responsabilidade", bem como com a de que "os líderes compreenderam as necessidades e visões dos liderados".
Isso significa que os líderes precisam ter coragem para desafiar o status quo, curiosidade para entender o todo e sabedoria para reconhecer que sentimentos de medo e ansiedade vão surgir ao longo da jornada. Além disso, devem colocar as pessoas certas nas posições certas, com mindset voltado para o crescimento.
6) Colaborar: encontre maneiras inteligentes para conectar e cocriar
Dos entrevistados com alto desempenho em transformação nos últimos cinco anos, 44% indicaram que a cultura organizacional incentivou novas formas de trabalhar, bem como inovação e novos pensamentos.
Isso significa que deve ser dada autonomia às pessoas para que elas próprias redesenhem seus papéis na organização. Ou seja, o desafio de formação de times é de todos, e não somente dos líderes. Além disso, é importante que sejam criados ambientes seguros onde novas formas de trabalhar possam surgir da colaboração entre líderes e liderados.