Ana Moises, Linkedin: 'Mulheres são modestas, mas estão mais preparadas'
Especialista do Linkedin falou sobre o posicionamento feminino na rede social durante o Seminário LIDE | Mulheres Líderes, em São Paulo.
Ana Moises, diretora de soluções de marketing do Linkedin. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Destacar a transformação dos negócios por meio da atuação feminina em cargos de liderança e enfatizar a importância da equidade de gênero para o crescimento de grandes empresas. Esses assuntos nortearam o debate do Seminário LIDE | Mulheres Líderes, realizado na manhã desta quarta-feira (3), na CASA LIDE, em São Paulo. O evento reuniu empresárias de diferentes segmentos e teve moderação de Nadir Moreno, head Latin America da UPS e presidente do LIDE Mulher, e de Celia Pompeia, vice-presidente do LIDE Mulher.
CEO do Grupo CRM e fundadora da Brasil Cacau, Renata Vichi construiu sua carreira na Kopenhagen desde 1998. À época, a companhia contava com 90 unidades pelo Brasil e com faturamento de R$ 38 milhões. Hoje, com a empresária à frente do negócio, a marca atinge faturamento de quase R$ 2 bilhões por ano e tem mais de 500 operações espalhadas pelo país.
Renata Vichi, CEO do Grupo CRM e fundadora da Brasil Cacau. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
"Quando assumi, meu compromisso era mudar tudo ao redor da Kopenhagen para não mudar a Kopenhagen". Com 60% do cargos de liderança da companhia ocupados por mulheres, Renata destaca que a transformação da marca passou pelo elo emocional criado com os clientes. "Nós não vendemos chocolates, nos conectamos emocionalmente com 15 milhões de consumidores todos os anos. O útil tem concorrência, o amado, não".
Renata destacou, ainda, as relações entre carreira, vida pessoal, família e maternidade como pontos de força. "Falar sobre como o teu propósito te move te deixa menos vulnerável", finalizou.
Diretora de soluções de marketing do Linkedin, Ana Moises compartilhou sua trajetória pessoal e profissional e enfatizou a relação entre a independência feminina e a independência financeira. Com base em sua vivência na rede profissional, Ana exaltou as experiências femininas, mas destacou a necessidade de as mulheres terem mais ousadia ao se posicionarem profissionalmente.
"As mulheres são modestas, mas estão mais preparadas do que imaginam. Enquanto mulheres começam suas carreiras no estágio, no Linkedin, os homens parecem ter começado suas carreiras como gerentes. As mulheres costumam se inscrever para determinada vaga quando preenchem 100% dos skills necessários, e isso não é sobre ter menos ambição.
A diretora falou, ainda, sobre o trabalho da plataforma para desenvolver lideranças femininas. "O Linkedin é umas das empresas que eu conheço mais voltadas para o desenvolvimento do ser humano. As mulheres devem saber que podem contar com outras mulheres para o desenvolvimento de suas carreiras".
Especialista do Linkedin falou sobre o posicionamento feminino na rede social durante o Seminário LIDE | Mulheres Líderes, em São Paulo. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
O Seminário LIDE | Mulheres Líderes tem patrocínio da Acciona e da Natural One. Grupo Jovem Pan, JP news, Revista LIDE e TV LIDE são mídia partners. Os fornecedores oficiais são 3 Corações, Eccaplan e Águas da Prata. Os operadores de tecnologia são Netglobe, RCE Digital, TCL Semp e The LED.