Franquias de educação registram crescimento de 10,1% no primeiro trimestre, indica ABF
O Grupo MoveEdu, que conta com as marcas Microlins, Prepara Cursos e Ensina Mais Turma da Mônica, confirma o bom desempenho do setor com incremento em todas as redes.
O Grupo MoveEdu, que conta com as marcas Microlins, Prepara Cursos e Ensina Mais Turma da Mônica, confirma o bom desempenho do setor com incremento em todas as redes. (Foto: Divulgação)
O mercado de franquias no 1º trimestre acelerou, registrando um crescimento nominal de 19,1% na comparação com o mesmo período de 2023, mantendo assim sua curva ascendente. O faturamento geral do setor avançou de R$ 50,854 bilhões para R$ 60,560 bilhões. Os dados são da Pesquisa de Desempenho Trimestral da ABF (Associação Brasileira de Franchising), onde os 12 segmentos monitorados pela entidade mostraram incremento positivo nos três primeiros meses do ano.
O mercado educacional é um dos que cresceu, passando de mais de R$ 3,2 bilhões para mais de R$ 3,5 bilhões, ou seja, um acréscimo de 10,1% no faturamento. Maior grupo de educação no franchising, o Grupo MoveEdu, que contempla as marcas Microlins, Prepara Cursos e Ensina Mais Turma da Mônica, também teve números positivos de janeiro a março de 2024.
A Prepara Cursos, que atua com foco em preparar jovens para conquistar o primeiro emprego no mercado de trabalho, segue com forte crescimento, com nove escolas abertas nos primeiros três meses do ano. Com mais alunos em busca de cursos profissionalizantes e de idiomas, a rede educacional explica que o tíquete médio nas unidades passou de R$ 185 para R$ 198 neste ano, o equivalente a uma variação positiva de 6% no faturamento de cada operação.
Além disso, graças ao modelo de lifelong learning, agora com cursos de graduação e pós-graduação semipresencial ou à distância, o tempo de permanência nas escolas também sofreu uma alteração, com estudantes buscando cada vez mais conhecimento. Outro artifício que vem sendo bem aceito na Prepara Cursos é o e-commerce, que foi lançado recentemente e registra um aumento na performance e na busca por este canal mês a mês. Para o segundo trimestre, a rede espera a implantação de quatro novas escolas, seguindo com o plano de expansão estruturado para 2024.
Já a Ensina Mais Turma da Mônica, que é voltada para o apoio escolar de português e matemática, e oferece programas educacionais buscando a melhoria na educação de base das crianças e jovens no Brasil, teve um crescimento de 15% em novas matrículas, além de um aumento de 22% no faturamento do período. Além disso, a rede que conta com mais de 90 escolas em diferentes estados abriu seis operações de janeiro a março de 2024. Para o segundo semestre, estão previstas mais 11 operações, que serão implantadas no Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Goiás, Espírito Santo, Distrito Federal e Minas Gerais.