XP Inc. anuncia acordo para aquisição de participação na Ável Investimentos
Com uma participação minoritária relevante, negócio passa a compor o portfólio de investidas da XP, que busca complementaridade nas operações
Com uma participação minoritária relevante, negócio passa a compor o portfólio de investidas da XP, que busca complementaridade nas operações (Foto: Divulgação)
A XP Inc. (Nasdaq: XP) e a Ável Investimentos, escritório que ultrapassou a marca de R$ 10 bilhões em assessoria vinculados à XP, com mais de 30 mil clientes ativos e 450 profissionais, anunciam acordo prevendo a criação de uma nova sociedade que irá concentrar todos os negócios da Ável no mercado financeiro. Com uma participação minoritária relevante, a XP irá se tornar sócia-capitalista na operação e abre caminho para um crescimento ainda mais célere da empresa, que nasceu em 2019 com um modelo de atuação 100% digital e com foco no desenvolvimento de novos profissionais para o mercado.
O acordo está sendo realizado por ambas as partes com base na Resolução 178 da CVM, que passa a prever aos escritórios de investimentos a capacidade de continuarem operando com uma estrutura autônoma, com menor custo regulatório e riscos operacionais e uso mais eficiente do capital.
“A capacidade de gestão dos sócios permitiu que a Ável se transformasse em um modelo de negócio altamente escalável e de crescimento acelerado em apenas quatro anos de operação. Criada para atuar em um ambiente essencialmente digital, a empresa agrega muito valor no desenvolvimento de novos profissionais para o mercado de assessoria. A Ável se tornou uma das principais operações do nosso portfólio e tem a complementariedade que buscamos com as investidas nos últimos anos”, explica Bruno Ballista, sócio e head de assessoria e atendimento ao cliente XP Inc.
"É mais um movimento relevante para a consolidação da XP na liderança do mercado de investimentos, fortalecendo nosso ecossistema de assessoria B2B. Vimos importantes diferenciais na Ável, uma operação com alta performance, capacidade de execução e com uma cultura comprovada de formação de assessores, resultando em um modelo único na nossa rede" afirma Diego Gonsalez, head comercial B2B da XP.
Fundada em 2019, em Porto Alegre (RS), a Ável tem alcance em todo o Brasil e oferece assessoria a clientes em seus investimentos. A empresa atua com soluções para pessoas físicas e jurídicas, que vão desde a oferta de produtos em renda fixa e variável, até Mercado de Capitais e serviços de M&As. No campo da formação, atraem mais de 500 profissionais interessados por ano. Atualmente, são mais de 240 assessores de investimento, todos formados pelo programa de profissionalização e desenvolvimento de carreira interno.
“Somos nativos digitais, considerados hoje a maior assessoria da rede nesse formato e com um time de jovens profissionais formados dentro de casa. A parceria com a XP impulsiona nossos planos de crescimento para o negócio, que envolve a inauguração de uma loja física em Florianópolis, que deve funcionar como uma escola para a formação de jovens talentos. Nós continuamos apostando no DNA digital para crescer e alcançar investidores em todo o Brasil, utilizando a tecnologia e expertise em assessoria para fomentar o mercado brasileiro”, explica Fernando Pisa, CEO da Ável.
Para Marcelo Heimerdinger, Co-CEO da empresa, o acordo beneficia a operação que foca em sua expertise em assessoria e na experiência do cliente. “Enquanto a XP abre caminhos com os investimentos, serviços de banking e a tecnologia necessária para desenvolvermos o cross-sell do cliente sem focar em novas frentes de negócio, trabalhamos no que fazemos melhor que é a execução do negócio e a formação de assessores. Para nós esse é o modelo ideal, que fortalece a expansão da nossa empresa em uma estrutura leve”, diz.
A XP Inc. atua no mercado de assessores de investimento (AI) há 22 anos, tendo contribuído de forma ativa para seu desenvolvimento e consolidação. Com mais de 14 mil assessores de investimento parceiros, tem como missão seguir fomentando a transformação do mercado financeiro no Brasil. No 1º semestre deste ano, a companhia atingiu a marca histórica de R$ 1 trilhão sob custódia total, com mais de 4 milhões de clientes.
O fechamento da transação está sujeito ao cumprimento de determinadas condições precedentes usuais para esse tipo de operação.