Turkish Airlines termina o segundo trimestre do ano com lucro líquido de 635 milhões de dólares
Os números demonstram uma boa recuperação da procura internacional
Os números demonstram uma boa recuperação da procura internacional (Foto: Divulgação)
A Turkish Airlines encerrou o segundo trimestre de 2023 com um lucro líquido de US$635 milhões, decorrente da forte procura internacional e com uma capacidade de passageiros 28% superior ao nível de 2019. Devido aos seus 90 anos de experiência e a uma gestão de crises comprovadamente bem-sucedida, a Turkish Airlines mais uma vez provou a sua capacidade de superar as circunstâncias negativas que envolvem o nosso setor desde 2020.
A receita total registrou, no segundo trimestre, um aumento de 13,5% em relação ao mesmo período do ano passado, somando 5,1 bilhões de dólares. Em virtude da desaceleração do comércio global e do impacto do terremoto, as receitas de carga tiveram uma redução de 44% em relação ao ano anterior, totalizando 600 milhões de dólares, 53% a mais do que o nível de 2019.
Enquanto a capacidade global das companhias aéreas internacionais durante o segundo trimestre de 2023 foi 12% inferior à de 2019, com base nos dados publicados pelo órgão responsável pelos dados das companhias aéreas, a OAG, a Turkish Airlines foi uma das poucas companhias aéreas do setor a ultrapassar sua capacidade internacional de 2019 em 29%. Como a principal companhia aérea europeia em termos de número diário de voos operados nos últimos três anos, de acordo com a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea (EUROCONTROL), a Turkish Airlines também manteve seu status no segundo trimestre de 2023.
Com uma das mais novas e modernas frotas formada por 419 aeronaves, a Turkish Airlines expandiu sua frota em 10% em comparação com o mesmo período do ano anterior. No segundo trimestre de 2023, a companhia aérea transportou mais de 21 milhões de passageiros no total, com uma taxa de ocupação doméstica de 81,5% e uma taxa de ocupação internacional de 81,8%.
Adotando mais que uma centena de projetos de otimização operacional com o intuito de reduzir sua pegada de carbono desde 2008, a Turkish Airlines novamente foi premiada com o título de "Companhia Aérea de Bandeira Mais Sustentável" pela World Finance, em função das iniciativas voltadas para a sustentabilidade, e alinhadas com seu compromisso de se tornar uma "Companhia Aérea de Carbono Neutro até 2050".
Ao empregar mais de 80 mil funcionários, inclusive em suas subsidiárias, a Turkish Airlines continua a hastear orgulhosamente a bandeira da Turquia entre os gigantes da aviação, na qualidade de uma marca que lidera o setor com sua malha de voos exclusiva, sua frota moderna, seu serviço de qualidade superior e um desempenho financeiro sólido.