LATAM investe R$ 40 milhões em novo hangar para manutenção de aviões de grande porte que vai gerar 300 novos empregos em São Carlos (SP)

Obra permitirá ao maior centro de manutenção aeronáutica de todo o grupo LATAM realizar a manutenção de aeronaves Boeing 787 a partir de setembro de 2025.

LATAMObra permitirá ao maior centro de manutenção aeronáutica de todo o grupo LATAM realizar a manutenção de aeronaves Boeing 787 a partir de setembro de 2025. (Foto: Divulgação)

A LATAM anuncia o investimento de R$ 40 milhões em um novo hangar especializado em manutenção aeronáutica de aviões Boeing 787 Dreamliner, que deve começar a operar em setembro de 2025. A nova estrutura será construída durante 10 meses a partir de 15 de novembro deste ano no LATAM MRO, o centro de manutenção e reparos da companhia instalado em São Carlos, interior de São Paulo. O investimento é o maior feito pela companhia no MRO nos últimos 10 anos.

A construção do novo hangar permitirá à LATAM internalizar mais serviços na sua unidade em São Carlos, gerando redução de custos, além de mais flexibilidade e pontualidade no retorno das aeronaves para a operação aérea. Atualmente, as manutenções de Boeing 787 da LATAM são realizadas fora do Brasil.

O projeto do novo hangar do LATAM MRO também implicará na geração de 300 novos postos de trabalho em São Carlos, incluindo vagas para auxiliares, almoxarifes, mecânicos aeronáuticos, planejadores, engenheiros e compradores.

“A LATAM reafirma seu compromisso com a eficiência operacional e o desenvolvimento regional com o investimento neste novo hangar. O projeto, além de agregar na melhoria dos serviços prestados pela companhia, contribuirá para o crescimento econômico local e fortalecimento da região de São Carlos como um polo aeronáutico”, destaca Alexandre Peronti, diretor de manutenção da LATAM Brasil.

O novo hangar da LATAM em São Carlos também será equipado para realizar a pintura de aeronaves de grande porte e a manutenção preventiva de até três aeronaves da família Airbus A320 simultaneamente. Para isso, será implementada uma estrutura que isolará a atividade de pintura, evitando contaminação e garantindo a qualidade dos serviços. Serão também incorporadas tecnologias avançadas, como a inspeção por drones e o uso de carrinhos autônomos de logística, que já são aplicadas na unidade do interior paulista.

Boeing 787 Dreamliner

O Boeing 787 Dreamliner, com capacidade para até 300 passageiros na configuração da LATAM, é o modelo mais moderno da frota widebody (corredor duplo, usada principalmente para voos internacionais de longa distância) do grupo LATAM, que conta atualmente com 37 unidades do modelo - deve operar um total de 52 até 2030. Na última segunda-feira (28 de outubro), a LATAM anunciou a encomenda adicional de 10 novos Boeing 787 para seguir avançando em seu compromisso de operar uma das frotas mais modernas e eficientes da América Latina.

Latam MRO de São Carlos (SP)

O LATAM MRO, instalado em São Carlos (SP), é reconhecido como o maior centro de manutenção aeronáutica da LATAM e uma referência mundial na área. Com uma equipe de 2 mil funcionários, o MRO é responsável por mais de 60% de todas as manutenções programadas das aeronaves do grupo LATAM. Hoje, o LATAM MRO é o maior centro de manutenção aeronáutica em toda a América do Sul.

Com 95 mil m² de parque industrial, esta unidade possui 22 oficinas em São Carlos e todas equipadas com tecnologia de ponta e profissionais altamente qualificados. O MRO tem capacidade para executar as mais complexas manutenções em aeronaves, seguindo instruções técnicas dos fabricantes e sendo homologado por autoridades aeronáuticas. A qualidade e competência técnica do LATAM MRO são atestadas por certificações internacionais, como EASA, FAA e DGAC Chile.

Adotando o que há de mais avançado em tecnologia de manutenção aeronáutica, desde 2019 o MRO de São Carlos utiliza drones para inspeção de aeronaves, sendo pioneiro na América Latina nessa prática. Esse método inovador tornou o processo de inspeção 12 vezes mais eficiente do que a inspeção tradicional, coletando entre 1.600 e 2.000 fotos detalhadas da fuselagem da aeronave, utilizando inteligência artificial para identificar possíveis danos. Além disso, o uso de drones eliminou a necessidade de impressões de papel, mantendo os registros em nuvem atualizados em tempo real.

Com a internacionalização do aeroporto de São Carlos, o LATAM MRO expandiu suas operações, investindo na ampliação de suas instalações e na aquisição de novos equipamentos. Isso resultou na criação de aproximadamente 450 novos postos de trabalho para atender aeronaves estrangeiras.