Governadores e prefeitos buscam investimentos sustentáveis nos EUA

Seguindo a programação do LIDE Brazil Development Forum, autoridades discursaram pela aceleração do desenvolvimento econômico sustentável

WhatsApp Image 2023-09-01 at 19.33.29

Seguindo a programação do LIDE Brazil Development Forum, governadores e prefeitos falaram sobre financiamentos e investimentos nos estados e municípios brasileiros (Foto: Vanessa Carvalho/LIDE)

Entender as oportunidades de financiamentos e investimentos para infraestrutura dos serviços públicos nos estados e municípios brasileiros foi o assunto que norteou os painéis do período da tarde desta desta sexta-feira (1), durante o LIDE Brazil Development Forum, realizado em Washington. Promovido pelo LIDE - Grupo de Líderes Empresariais, o evento reuniu governadores e vice-governadores de mais de 10 estados e prefeitos de 11 cidades do país.

Iniciando a programação vespertina, fizeram suas exposições o diretor da Allen & Company, Luis Alberto Moreno, o diretor regional para Brasil, Equador, Peru, Bolívia e Cone Sul do IFC, Manuel Reyes-Retana, e o economista e diretor-presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), Dyogo Oliveira.

Oliveira levantou questões a respeito de bons projetos que são adiados devido a burocracias que desmotivam gestores. “O problema não é que o Brasil faz as coisas erradas, ele demora a fazer as coisas certas. Temos boas experiências que podem ser repetidas em outros setores”.

Governadores

O último painel do LIDE Brazil Development Forum foi dedicado a mais de 10 governadores e sete prefeitos de estados e municípios brasileiros. O primeiro a discursar foi o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que destacou a importância da transparência e da política de compliance para os novos rumos que o estado vem tomando para se tornar mais seguro e destino da migração de milhares de brasileiros.

O poder dos negócios ligados à sustentabilidade ganhou destaque na fala do governador do estado do Acre, Gladson Cameli, que garantiu aos investidores credibilidade e segurança financeira àqueles que desejam apostar na região. O político reforçou que esse olhar ao Acre acompanha a nova realidade do mercado. “Trago a proposta de equilíbrio e crescimento social, ambiental e econômico”, diz. Como complemento, lembrou que o estado tem um potencial de desenvolvimento ainda maior do que o atual e tudo isso sem derrubar uma árvore.

Wilson Lima, governador do Amazonas, falou sobre a importância da Zona Franca de Manaus para a economia do estado, que vem mudando positivamente seus índices de segurança e oportunidades de emprego, segundo Lima.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, trouxe ao debate os desafios enfrentados pela capital do país, como as restrições em investimentos na industrialização, pela característica administrativa da cidade, assim como a queda na arrecadação pelo ICMS, que impõe desafios. Para driblar esses fatores, Ibaneis acena para o desenvolvimento do setor logístico, com a pretensão de tornar a região um polo neste segmento.

Eduardo Riedel, governador do estado do Mato Grosso do Sul, destacou o PIB em crescimento do estado, que quintuplicou seu índice nos últimos 10 anos. “Estamos com o Programa Pro-Pantanal BID, com US$ 200 milhões investidos para o desenvolvimento sustentável do Pantanal”.

A preocupação com o meio ambiente esteve presente também na fala do governador do estado de Rondônia, Marcos Rocha, que enfatizou que é possível conciliar a preservação do meio ambiente com a produção agrícola. De acordo com Rocha, o estado é triplo A em solidez fiscal por três anos consecutivo, sem o mais competitivo da região Norte do país. Sobre privatização, deixou claro que não tem medo e estimulando investidores interessados a optarem por Rondônia.

Governador de Sergipe, Fábio Mitidieri destacou que o estado está se preparando para o novo momento e para a transformação que está por vir, principalmente pensando nas oportunidades com foco na transição energética. “Nosso pequeno estado tem as maiores reservas de gás do país, somos responsáveis por 20% delas”.

O Rio de Janeiro vive um novo momento de acordo com o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, pela melhora em taxas de desenvolvimento. Apesar deste otimismo quanto ao seu reduto, Castro atentou para a importância de uma estrutura de financiamento não só dos governos estaduais para concessões, assim como federal para o combate a guerra fiscal, que segundo ele, acaba impactando algumas regiões.

Além de falar sobre as riquezas de Minas Gerais, o vice-governador Mateus Simões falou sobre o comprometimento do estado com a descarbonização. “Com base em crescimento, geração de empregos e sustentabilidade, podemos voltar a falar de temas importantes para o nosso estado, como a mineração”.

WhatsApp Image 2023-09-01 at 19.32.33

Autoridades se reuniram em Washington para debater o crescimento sustentável (Foto: Vanessa Carvalho/LIDE)

Prefeitos

A burocracia e lentidão dos processos que envolvem os financiamentos foram criticadas pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Em sua visão, é preciso discutir esse assunto a fim de garantir agilidade para as cidades e governos que precisam do investimento. A reforma tributária também entrou na esteira de considerações do político, que reprova a retirada de dinheiro dos estados e municípios, ação, que segundo ele, vai impactar na arrecadação e nas ações à população.

Prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira falou sobre a importância do trabalho das cidades para crescimento dos estados. Nogueira destacou que serão investidos R$ 240 milhões em obras e serviços na capital de Sergipe.

Rafael Greca, prefeito de Curitiba, foi enfático ao afirmar que “o Brasil tem pressa de revogar o atraso. Tem pressa de acelerar”. Com essa frase, elencou os avanços da cidade, como a reforma da previdência municipal, o plano privado da previdência, que já se expande para outras lugares do estado do Paraná, além da carteira internacional, que segundo Greca, prevê a geração de mais de 60 mil empregos diretos e indiretos.

Participaram do painel, ainda, o prefeito de Jaguariúna, Gustavo Reis, o prefeito de Joinville, Adriano Silva, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, e o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira. Levando em conta as especificidades de cada região, eles falaram sobre as transformações das cidades e o potencial de crescimento de cada município.

>> Veja a cobertura completa do evento <<

O LIDE Brazil Development Forum tem patrocínio do Banco BRB, Bradesco, CEDAE, CNI, Febraban, Invest.Rio, Itaú e Paper Excellence. O evento conta ainda com apoio da Acciona, Deso, FIA e Grupo BBF.