Brasil e Marrocos reforçam aliança estratégica com foco no turismo e conectividade aérea
Encontro entre empresários e autoridades durante o LIDE Brazil Morocco Forum revela projetos concretos de cooperação e expansão entre os dois países.
Abdelhamid Addou, CEO da Royal Air Maroc. (Foto: Abdelaziz Chaouta/LIDE)
Durante o LIDE Brazil Morocco Forum, realizado em Marrakech, lideranças políticas e empresariais do Brasil e do Marrocos se reuniram para debater novas formas de cooperação entre as nações, com ênfase na promoção do turismo, ampliação da conectividade aérea e atração de investimentos mútuos.
Para o senador Eduardo Gomes, vice-presidente do Senado Federal, o encontro simboliza a convergência de interesses e valores entre duas nações do Sul Global. “Brasil e Marrocos nasceram da reunião de diversos povos e culturas. Somos ótimos anfitriões. Sabemos acolher e encantar. O turismo é um reflexo dessa vocação”, afirmou.
Eduardo Gomes, senador e vice-presidente do Senado Federal. (Foto: Abdelaziz Chaouta/LIDE)
De janeiro a abril de 2025, o número de brasileiros que viajaram ao Marrocos cresceu 48% em relação ao ano anterior. Segundo o senador, isso demonstra o sucesso da conectividade aérea direta entre São Paulo e Casablanca e a força da parceria institucional. “O turismo é mais que negócio. É uma ferramenta de transformação social, cultural e educacional”, completou.
Royal Air Maroc expande voos e investe em frota
O CEO da Royal Air Maroc, Abdelhamid Addou, anunciou a ampliação das frequências da rota entre São Paulo e Casablanca — de três para seis voos semanais até 2026 — e a possível reabertura da conexão com o Rio de Janeiro. “Vamos multiplicar por quatro o fluxo entre os países. Hoje, já representamos 80% do turismo na rota. Isso mostra que a parceria funciona”, destacou.
A companhia, segunda maior do continente africano, planeja aumentar sua frota de 50 para 200 aviões, adquirindo pelo menos 15 aeronaves por ano. “São investimentos ambiciosos que vão beneficiar não só o turismo, mas também os negócios e a indústria aeronáutica”, acrescentou Addou.
Marrocos quer atrair marcas brasileiras
Hamid Bentahar, presidente do Conselho de Infraestrutura Marrocos-Brasil. (Foto: Abdelaziz Chaouta/LIDE)
O presidente do Conselho de Infraestrutura Marrocos-Brasil, Hamid Bentahar, destacou o desejo do país de atrair grandes marcas brasileiras, como o grupo hoteleiro Fasano. “Nossa plataforma é uma terra de oportunidades. Queremos co-construir negócios com o Brasil. Nosso objetivo é alcançar 25 milhões de turistas até 2030”, afirmou.
Segundo Bentahar, o Marrocos já atingiu a marca de 17 milhões de turistas, sendo que o próprio cidadão marroquino representa o principal público interno. A localização estratégica, próxima ao mar Mediterrâneo e às principais bacias turísticas do mundo, amplia o potencial de captação de visitantes e investimentos.
A força do turismo cultural e sustentável
O brasileiro Vinicius Lummertz, ex-secretário de Turismo de São Paulo e membro sênior do Instituto Milken, ressaltou que o turismo precisa ser visto como plataforma econômica e diplomática. “A conectividade aérea é diplomacia econômica em ação. O turismo é a economia do visitante, com potencial de crescimento e geração de empregos como nenhum outro setor”, afirmou.
Lummertz alertou para a importância da continuidade nas políticas de promoção turística e defendeu maior integração entre os países do eixo Sul-Sul. “A descontinuidade promocional é uma tragédia. O Brasil precisa se posicionar ao lado do Marrocos como liderança da cooperação intercontinental”, disse.
Marrakech como símbolo da cooperação
Representando a região anfitriã do evento, Raja Ouark, vice-presidente da Região de Marrakech-Safi, celebrou a realização do fórum na “estrela do sul”, como chamou Marrakech. “Esta cidade é símbolo de história e cultura renovada. Acreditamos que a troca com o Brasil vai fortalecer ainda mais nossa capacidade turística e cultural”, disse.
Raja Ouark, vice-presidente da Região de Marrakech-Safi. (Foto: Abdelaziz Chaouta/LIDE)
Ela lembrou que o turismo representa mais de 17% do PIB marroquino e emprega mais de dois milhões de pessoas. “A experiência brasileira no setor é um exemplo. Queremos aprender e também compartilhar o que temos desenvolvido com políticas públicas e investimento em infraestrutura e capital humano”, completou.
O LIDE Brazil Morocco Forum consolidou-se como um espaço de articulação entre governos e empresas, com compromissos concretos que apontam para uma agenda comum de crescimento sustentável e integração. Como resumiu Hamid Bentahar: “Estamos de coração abertos para desenvolvermos juntos um futuro conjunto para nossos dois países”.
O LIDE Brazil Morocco Forum tem patrocínio da Ambipar, da OCP Brasil, Embraer, NSI, Ministério do Investimento do Reino de Marrocos, Tecnobank; e apoio institucional da Câmara do Comércio. Os parceiros de mídia são Jovem Pan, Revista LIDE e TV LIDE. As companhias aéreas oficias são Air France e Royal Air Maroc. O hotel oficial é o La Mamounia e a operadora oficial é a Maringá Turismo.