Brasil e Marrocos firmam compromissos em inovação, turismo e defesa durante evento do LIDE
Evento em Marrakech reforça aliança estratégica entre os dois países com foco em tecnologia, conectividade aérea e parcerias industriais de longo prazo.
Michel Temer, ex-presidente do Brasil. (Foto: Abdelaziz Chaouta/LIDE)
O LIDE Brazil Morocco Forum, realizado em Marrakech, consolidou uma nova fase da relação entre Brasil e Marrocos com anúncios e propostas concretas em três frentes centrais: transformação digital, turismo e indústria de defesa. Líderes empresariais e autoridades públicas dos dois países reforçaram o compromisso com uma cooperação estruturada, moderna e com efeitos duradouros.
No período da tarde, o senador Nelsinho Trad destacou o histórico de amizade entre as nações e apontou a digitalização como o novo eixo da cooperação bilateral. “Hoje vivemos um novo capítulo dessa parceria com foco na transformação digital”, afirmou, lembrando que 90% dos serviços públicos brasileiros já estão digitalizados e mencionando o plano “Marrocos Digital 2030” como iniciativa semelhante no país africano.
Nelsinho Trad, senador. (Foto: Abdelaziz Chaouta/LIDE)
A presidente da Tecnobank, Renata Herani, compartilhou a experiência brasileira com contratos digitais no setor automotivo e propôs uma aproximação tecnológica. “Estamos prontos para compartilhar esse know-how com o Marrocos. Tecnologia é uma linguagem comum que pode gerar prosperidade mútua”, disse. Já o investidor Breno Silva defendeu que a inovação só acontece com ecossistemas colaborativos, e sugeriu parcerias em agronegócio, aeroespacial e energia.
No setor de turismo, o CEO da Royal Air Maroc, Abdelhamid Addou, anunciou a ampliação das rotas com o Brasil: “Vamos multiplicar por quatro o fluxo entre os países”, revelou. A empresa planeja operar seis voos semanais entre São Paulo e Casablanca até 2026 e estuda retomar a rota para o Rio de Janeiro.
Abdelhamid Addou, CEO da Royal Air Maroc. (Foto: Abdelaziz Chaouta/LIDE)
A área de defesa também ganhou destaque. O secretário de Produtos de Defesa do Brasil, tenente-brigadeiro Heraldo Rodrigues, propôs uma aliança estratégica com foco na transferência de tecnologia e coprodução. “Estamos prontos para transformar essa relação em uma via de mão dupla, com ganhos concretos para as forças armadas e para as indústrias dos dois países”, afirmou, citando empresas brasileiras como Embraer, Taurus e CBC, já atuantes no mercado marroquino.
O LIDE Brazil Morocco Forum reforçou o protagonismo dos dois países no diálogo Sul-Sul e evidenciou que a cooperação entre América do Sul e África pode ser uma via estratégica para inovação, desenvolvimento e inserção internacional.
O LIDE Brazil Morocco Forum tem patrocínio da Ambipar, da OCP Brasil, Embraer, NSI, Ministério do Investimento do Reino de Marrocos, Tecnobank; e apoio institucional da Câmara do Comércio. Os parceiros de mídia são Jovem Pan, Revista LIDE e TV LIDE. As companhias aéreas oficias são Air France e Royal Air Maroc. O hotel oficial é o La Mamounia e a operadora oficial é a Maringá Turismo.