Toyota do Brasil lança óculos de sol a partir de projeto de economia circular
Produto é feito com a reutilização de materiais do processo produtivo fabril.
Toyota do Brasil lança linha exclusiva de óculos de sol produzidos a partir de reutilização de resíduos. (Foto: Divulgação)
No Mês do Meio Ambiente, a Toyota do Brasil lança os óculos de sol GR, um acessório exclusivo desenvolvido com materiais reaproveitados do processo produtivo fabril. Unindo design e sustentabilidade, os óculos são resultado de uma iniciativa que transforma resíduos automotivos em novos produtos. A iniciativa é pioneira no setor automotivo brasileiro e reforça o compromisso da empresa com a economia circular e a responsabilidade ambiental.
O destaque do produto está na estrutura frontal, que é feita com resíduos de polipropileno, reutilizados a partir dos para-choques dos veículos modelos GR-Sport da marca Toyota produzidos no Brasil. A estrutura frontal dos óculos de sol GR foi desenvolvida por meio de parceria com a empresa Metalzilo.
Além disso, o estojo de proteção dos óculos é produzido a partir de resíduos de revestimento de assento automotivo gerado no processo de fabricação dos bancos do Corolla GR-Sport e do Corolla Cross GR-Sport feitos pela Toyota Boshoku do Brasil. O revestimento, o mesmo utilizado nos bancos dos carros, ganham nova vida nas mãos do Projeto ReTornar, iniciativa apoiada pela Fundação Toyota do Brasil, que promove a sustentabilidade e o empoderamento feminino.
O lançamento prevê dois modelos de óculos de sol: um com lente cinza convencional e outro com lente espelhada, ambos com hastes na cor vermelha, no mesmo tom marcante da marca TOYOTA GAZOO Racing, reforçando a identidade esportiva da linha.
Os modelos estarão disponíveis exclusivamente nas seis GR Garage do Brasil – concessionárias Toyota com espaços exclusivos para a linha esportiva TOYOTA GAZOO Racing. As lojas estão localizadas em Goiânia (GO), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS), Alphaville (SP), Curitiba (PR) e Sorocaba (SP).
“Mais do que desenvolver carros, temos o compromisso de criar soluções que contribuam com a sociedade e o meio ambiente. Transformar resíduos automotivos em um acessório sustentável é uma forma concreta de praticar a economia circular e gerar impacto positivo. Esta iniciativa simboliza nosso olhar para o futuro — um futuro em que inovação e responsabilidade caminham juntas”, comenta Roberto Braun, diretor de Comunicação, presidente da Fundação Toyota, e porta-voz da área de ESG da Toyota do Brasil.