Segurança psicológica entra na agenda ESG das empresas

Tema está na “Ambição 2030”, iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global da ONU

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Veruska Galvão, psicóloga organizacional, mentora executiva e co-fundadora do Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP) (Foto: Divulgação)

Segundo o Global Reporting Initiative (GRI),organização internacional que tem como objetivo ajudar empresas, governos e instituições a comunicar e divulgar o impacto de suas ações e negócios no setor sustentável de modo geral, a materialidade é o “limiar a partir do qual um tema passa a ser suficientemente expressivo para ser relatado” (GRI, 2015). Ou seja, é a base para entender quais pontos devem ser considerados suficientemente relevantes para serem monitorados de perto pelas empresas, com ações que visem minimizar ou compensar seus impactos. “Como eu vou trabalhar a base do ESG, ou seja, a identificação dos riscos de uma empresa para todas as suas partes interessadas, tanto para as questões ambientais, sociais, como de governança, se eu não tenho dentro desta corporação um time psicologicamente seguro?”, questiona Carla Lessa, Coordenadora de EHS.

A segurança psicológica é o termo que designa a crença compartilhada pelos membros da equipe de uma corporação de que esta equipe é um ambiente seguro para se tomar riscos interpessoais. O termo foi cunhado pela Dra Amy Edmonson, em meados dos anos 90, quando realizou uma pesquisa em ambiente hospitalar. Amy identificou a segurança psicológica como principal elemento de aprendizado, inovação e alta performance de times. Em suas observações, ela detectou que os times que tinham mais segurança psicológica reportavam mais seus erros, aprendiam mais com eles e se sentiam mais livres para trocar experiências sobre como fazer o que precisavam de forma cada vez melhor.

De acordo com Carla, para que a empresa consiga mapear seus riscos e traçar sua matriz de materialidade com precisão, a segurança psicológica é fundamental. Quem concorda com a afirmação é Veruska Galvão, psicóloga organizacional, mentora executiva e co-fundadora do Instituto Internacional em Segurança Psicológica (IISP), único órgão no Brasil autorizado a aplicar o método de certificação internacional em Segurança Psicológica de times.

“ESG é sobre o risco do próprio negócio. Ele vai perdurar ao longo do tempo? Ele se sustenta? Como o negócio está impactando o meio onde está inserido? Há muitos riscos? Como fazer essas e outras questões tão profundas e críticas sem se sentir seguro suficientemente?”, complementa Veruska.


Daniele Paulino, Gerente de EHS, destaca que a “segurança psicológica” já faz parte, inclusive, do movimento #MenteEmFoco, encabeçado pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU e a InPress Porter Novelli, em parceria com a Sociedade Brasileira de Psicologia. O Pacto Global da ONU no Brasil foi criado em 2003, e hoje é a terceira maior rede local do mundo, com mais de 1,5 mil membros e mais de 40 projetos conduzidos no país e relacionados aos ODSs – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, a ONU. “O movimento Mente em Foco convida empresas e organizações brasileiras a assumirem compromissos efetivos em prol da saúde mental de seus colaboradores. A saúde mental está no ODS 3, de Saúde e Bem-estar”, destaca Daniele. “Este movimento tão positivo integra a “Ambição 2030 que se trata, por sua vez, de uma iniciativa da Rede Brasil do Pacto Global da ONU para engajar o setor privado na jornada da agenda 2030 e acelerar o alcance dos ODSs”, complementa.

Vale lembrar que segurança psicológica não é o mesmo que saúde mental, mas sim um fenômeno relacional: como eu, como indivíduo, me relaciono com o time. Assim, dessa forma, ela também contribui para a saúde mental, que é algo individual. “Para que as pessoas possam expor suas opiniões, inclusive os pontos de risco de uma corporação, como demanda uma agenda ESG, a segurança psicológica vem como um instrumento potente para auxiliar essa jornada”, afirma Veruska.

Para Carla, um time sem segurança psicológica dificilmente vai conseguir avançar nas metas dos ODSs. “É preciso que as pessoas dentro de uma organização estejam preparadas para identificar os riscos do negócio, os potenciais problemas que ela possa causar e questionem o status quo para antecipar-se o problema ou ajudar a saná-lo, caso ele já esteja ocorrendo”, diz.