Rosa Lemos de Sá: 'A bioeconomia é uma forma de destinar recursos privados à finalidade pública'
Trazendo projetos de ajustamento de conduta e apoio a unidades de conservação, secretária-geral do Funbio participou do Fórum LIDE ESG, realizado na CASA LIDE, em São Paulo.
Secretária-geral do FUNBIO, Rosa Lemos de Sá. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
A conservação das riquezas naturais para um desednvolvimento sustentável, o avanço da biodiversidade no Brasil e o papel das empresas para o aumento das práticas ESG nortearam os painéis do Fórum LIDE ESG, realizado nesta terça-feira (17), reunindo empresários e especialistas na CASA LIDE, em São Paulo.
"Como os empresários falam com a natureza e respeitam o que dizem os ambientalistas?" foi a reflexão do escritor, doutor em ciência política e mestre em sociologia, Jorge Caldeira, que deu início aos debates.
Para falar sobre as políticas públicas na defesa da biodiversidade, o governador do Acre, Gladson Cameli, falou sobre a importância da preservação da floresta amazônica. "Pensar na Amazônia é pensar nas pessoas, somos nós quem protegemos a floresta". O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro destacou a importância da universalização e do tratamento do esgoto antes de chegar ao Rio Cuiabá como fator de transformação da cidade.
Governador do Acre, Gladson Cameli. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Secretária-geral do Funbio (Fundo Brasileiro para Biodiversidade), Rosa Lemos de Sá, explicou o papel das iniciativas pública e privada nas iniciativas ESG.
"A bioeconomia é uma forma de desenhar mecanismos financeiros para destinar recursos privados à finalidade pública".
Ela falou, ainda, sobre execução de projetos de ajustamento de conduta e apoio a unidades de conservação. "Apesar do sucesso do projeto, não conseguimos resolver todas as questões, como o aumento do desmatamento e o fogo na Amazônia".
Presidente da Sea Shepherd Brasil, Nathalie Gil relembrou o quão fundamentais são os oceanos para a vida no planeta.
"O oceano é o nosso verdadeiro pulmão e nos dá, no mínimo, metade do oxigênio que respiramos. Sem dúvidas é o mais importante ecossistema, já que abriga 94% da vida selvagem, sendo responsável por equilíbrio térmico, hídrico e biológico. Os oceanos são os grandes aliados da nossa vida na Terra".
A presidente da Sea Shepherd Brasil, Nathalie Gil, destacou a importância dos oceanos para a continuidade da vida no planeta (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Créditos de carbono
A compensação das emissões de carbono foi o tema do segundo painel, trazendo a atenção necessária à biodiversidade para que não sejam criados desertos verdes, sem presença expressiva de fauna e flora.
Diretora do Instituto Life, que auxilia empresas no processo para a geração de créditos de carbono, Regiane Borsato falou sobre a importância de avaliar o investimento ambiental. "Fazemos essa comparação com o carbono: não adianta tê-lo estocado se não há biodiversidade".
Fórum LIDE ESG reuniu empresários, políticos e especialistas na CASA LIDE, em São Paulo (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
O Fórum LIDE ESG tem o patrocínio da Acciona, Grant Thornton, Iguá, Tereos e Toyota. O fornecedores oficiais são a 3 Corações, Eccaplan, Natural One e Águas da Prata. Os operadores de tecnologia são Netglobe, RCE, Semp TCL e The Led.