Relatório de Sustentabilidade da Boeing destaca avanços e parcerias para descarbonizar setor aeroespacial
O documento apresenta o progresso da empresa nas metas definidas para operações sustentáveis, desenvolvimento de tecnologia limpa, segurança dos funcionários e outros fatores.
Relatório de Sustentabilidade da Boeing destaca avanços. (Foto: Divulgação)
A Boeing aumentou o uso de energia renovável em suas fábricas, comprou mais combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) para suas operações comerciais e continua fazendo investimentos significativos em tecnologias aeroespaciais para reduzir o uso de combustível, as emissões e o ruído. Essas e outras conquistas estão detalhadas no Relatório de Sustentabilidade de 2023 da Boeing, que tem como objetivo compartilhar a visão da empresa e o caminho rumo ao futuro aeroespacial sustentável.
Intitulado “Juntos pela Indústria Aeroespacial Sustentável” (“Sustainable Aerospace Together”), este relatório fornece uma atualização anual sobre o trabalho da companhia para promover a gestão ambiental, o desenvolvimento humano e a inclusão. O documento também descreve o avanço da empresa em relação às suas metas de sustentabilidade de segurança e bem-estar dos funcionários; segurança aeroespacial global; engajamento com comunidades; e equidade, diversidade e inclusão, além de operações sustentáveis e inovação em tecnologia limpa.
"A Boeing continua investindo e avançando em nossa jornada para alcançar um setor aeroespacial mais sustentável no futuro”, disse Chris Raymond, Chief Sustainability Officer da Boeing. “Ao entrarmos em uma nova era de sustentabilidade do setor aeroespacial, assumimos o compromisso de documentar nosso progresso mapeando nossa trajetória com transparência para que o nosso setor possa avançar de forma conjunta".
As conquistas de sustentabilidade da Boeing documentadas no relatório deste ano incluem:
- Apresentação e lançamento público do Boeing Cascade Climate Impact Model, ferramenta de modelagem de dados que quantifica estratégias de redução das emissões da aviação.
- Seleção pela NASA para o desenvolvimento e teste do avião de demonstração de voo sustentável Transonic Truss-Braced Wing (ou asa treliçada transônica) em escala real.
- Comemoração dos 10 anos do programa Boeing ecoDemonstrator, que já avaliou cerca de 230 tecnologias para a redução do consumo de combustível, emissões e ruído. O programa de 2022 testou 30 novas tecnologias para ajudar a descarbonizar a aviação em uma aeronave de testes 777-200 da Boeing.
- Aquisição de 7,6 milhões de litros de SAF para operações de aeronaves comerciais da Boeing.
- A empresa atingiu 35% de uso de eletricidade renovável em 2022 por meio da compra de eletricidade renovável e créditos de energia renovável, um aumento em relação ao nível de 21% relatado em 2021.
- Implementação de avaliações de sustentabilidade de fornecedores estabelecidas em caráter voluntário pelo IAEG e executadas pela EcoVadis.