Pilar ambiental é o tema mais lembrado pelos profissionais quando o assunto é a pauta de ESG
Pesquisa encomendada pela TOTVS também revelou que o pilar de Social é o menos lembrado pelos profissionais, com exceção do público de RH.
Pesquisa encomendada pela TOTVS também revelou que o pilar de Social é o menos lembrado pelos profissionais, com exceção do público de RH. (Foto: Freepik)
O aspecto ambiental é o pilar mais lembrado pelos profissionais quando questionados sobre a agenda ESG (sigla inglês para Ambiental, Social e Governança). Isso é o que aponta o estudo Panorama ESG, realizado pela TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil, em parceria com a H2R Insights e Trends. Pautas relacionadas ao pilar ambiental foram as primeiras mencionadas entre todos os públicos abordados pela pesquisa: Tecnologia (54%), Finanças (54%), MKT & Vendas (68%) e RH (52%).
Este resultado indica que a população está cada vez mais ciente dos desafios relacionados ao meio-ambiente, como mudanças climáticas, perda da biodiversidade, poluição e escassez de recursos naturais. Paralelo a isso, as empresas estão mais atentas com relação ao seu papel na construção de um futuro mais sustentável. Por outro lado, o dado mostra que a compreensão da pauta ESG ainda pode estar muito limitada apenas a aspectos ambientais.
Na sequência do pilar Ambiental, o segundo tema mais lembrado pelos entrevistados quando questionados sobre ESG foi o de Governança: 24% entre os profissionais de Tecnologia, 19% entre os de Finanças, 15% entre os de MKT & Vendas e 17% entre os de RH.
Já em relação ao pilar Social, os dados da pesquisa mostram que este ainda é o menos lembrado. Com exceção dos profissionais de RH, que lembraram deste tanto quanto o pilar de Governança (17%); nos demais públicos da pesquisa - Tecnologia (14%), Financeiro (17%) e MKT & Vendas (9%) -, a temática Social apareceu sempre em último lugar. Os dados evidenciam a disparidade da relevância dada a este pilar em comparação com os outros temas da agenda ESG, indicando que ainda existe um amplo caminho a ser percorrido nas organizações com relação a conscientização e criação de iniciativas envolvendo questões sociais.
A pesquisa da TOTVS revelou ainda que 74% dos profissionais conhecem o termo ESG, enquanto 26% nem sequer ouviram falar no assunto. Diante deste cenário, é possível compreender que a pauta ESG está progredindo nas organizações brasileiras, porém ainda é necessária uma maior conscientização e educação nas empresas, em diferentes áreas e níveis hierárquicos, de modo que se aborde e tenha estratégias que passem por todas as temáticas que a agenda ESG engloba, para além das questões ambientais.
O Panorama ESG foi realizado durante o Universo TOTVS 2024, onde foram ouvidos 481 profissionais das áreas de Tecnologia, Finanças, Marketing e Vendas e RH, com cargos que vão de analista a CEO/empreendedor, passando por especialistas e coordenadores.