Palestrantes debatem ESG e sustentabilidade com filiados LIDE Noroeste Paulista
Ricardo Assumpção, fundador da Grape ESG, e Marina Carlini, Head de ESG na Cosan, falaram sobre os temas durante o LIDE Talks.
O LIDE Talks ESG reuniu dois importantes nomes no setor no Noroeste Paulista no último dia 6 de outubro, no Riopreto Shopping Center, para debater a importância e a aplicabilidade do ESG, do inglês Environmental, Social and Governance, para as empresas.
Ricardo Assumpção, fundador da Grape ESG; e Marina Carlini, Head de ESG na Cosan, trouxeram o tema “Liderança sustentável: decifrando o ESG e os desafios para os próximos anos”, e mostraram como o assunto vem dominando o meio empresarial e incentivando melhores práticas ambientais, sociais e de governança.
"A pandemia acelerou o processo ESG. Virou um assunto para todo mundo. As ações sustentáveis definirão o futuro das empresas. Se as grandes empresas não começarem a mudar, vamos ter um problema no mundo", afirmou Assumpção.
Para o palestrante, a expansão do conceito de ESG não vai acontecer somente nos grandes centros, mas principalmente em locais que estão se desenvolvendo. “Será o novo modelo de conduzir as empresas. Uma empresa responsável, que atua bem no social e no ambiental, provavelmente, será uma empresa bem-sucedida no futuro", disse o fundador da Grape ESG.
Marina Carlini, Head de ESG na Cosan, apresentou as ações realizadas pela empresa e apontou como a sustentabilidade deve ser incluída em negócios de todos os setores. "A agenda de sustentabilidade é importante para o negócio. É um tema que deve ser trabalhado com muita transparência”, concluiu.
Para Marcos Scaldelai, presidente do LIDE Noroeste Paulista, esta foi uma oportunidade única para aprender mais sobre o assunto e entender como a implementação traz benefício à empresa, clientes, fornecedores e colaboradores. “Tenho certeza que nossos filiados abriram ainda mais a mente para a importância da consciência coletiva nas empresas em relação aos fatores sociais e ambientais.”