Pacto Global da ONU fortalece a representatividade feminina
Executivas brasileiras marcam presença no evento SDGs in Brazil, em Nova Iorque.
Evento discutiu mudanças acerca do clima, água, equidade de gênero e racial, saúde mental e anticorrupção. (Foto: Divulgação)
Nos dias 14 e 15 de setembro, o Pacto Global da ONU promoveu o SDGs in Brazil, evento focado em debater os avanços dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio de iniciativas das empresas a temas ligados à Agenda 2030.
Com forte presença feminina, o evento contou com líderes como Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza; Rafa Brites, apresentadora; Carla Crippa, vice-presidente de Impacto Positivo da Ambev; Fernanda Ribeiro, CEO da Conta Black; Juliana Oliveira, CEO da Oliver Press; Marta Celestino, CEO da Ebony English; Gabriela Torquato, Head do Instituto XP; Luanna Luna, co-fundadora do Movimento Tech 2030; Marina Peixoto, Diretora Executiva e Luciene Rodrigues, Gerente de Projetos Sociais do Mover.
Durante o encontro houveram lançamentos de ações e discussões sobre temas em prol de mudanças acerca do clima, água, equidade de gênero e racial, saúde mental e anticorrupção.
Na abertura, Rachel Maia, CEO da RM Consulting e Presidente do Pacto da ONU Brasil, reforçou que o Pacto tem uma mensagem contínua de que todas as empresas, enquanto setor privado, têm a responsabilidade efetiva nas políticas de ESG. “Tenho me comprometido a puxar as rédeas para engajar pessoas e empresas a serem signatárias e a terem responsabilidade estratégica para que seja possível configurar o cenário. É rico ver personalidades e CEOs compromissados com as ODS e com a Agenda 2030, e estarem na linha de frente desse debate e da movimentação”, comentou.
O Mover (Movimento Pela Equidade Racial), representado por Marina Peixoto, diretora executiva e Luciene Rodrigues, gerente de Projetos Sociais, junto ao Pacto Global da ONU no Brasil e o Pacto de Promoção de Equidade Racial, assinou uma Carta Compromisso com a luta pela equidade racial. O objetivo é explorar maneiras de promover a participação das empresas na abordagem das disparidades no ambiente corporativo.
Fernanda Ribeiro, CEO da Conta Black, anunciou a participação no Grupo de Trabalho de Direitos Humanos voltado para o Mercado Financeiro. A iniciativa tem como objetivo promover para as instituições financeiras, a conscientização e responsabilização dos riscos aos direitos humanos em suas operações ou investimentos, considerando toda a cadeia produtiva, a fim de estabelecer uma garantia em prol da promoção de políticas públicas baseada na agenda ESG para alcançar a Ambição 2030.
Gabriela Torquato, Head do Instituto XP, enfatiza que o evento promove o intercâmbio multilateral de ideias e contatos, mostrando como as organizações estão atuando com iniciativas para acelerar a adoção da Agenda 2030. ”Precisamos tomar decisões que olhem para o longo prazo e não apenas para retornos a curto prazo. É urgente fazermos a mudança que queremos ver, com articulação e colaboração de todos os setores da sociedade. A educação foi apontada diversas vezes como um componente essencial para essa mudança, e a XP Inc. se compromete a colaborar levando educação financeira para todas as escolas do Brasil por meio do Instituto XP”.
O evento também contou com a presença de Luanna Luna, co-fundadora do Movimento Tech 2030 e Amanda Borsonello, gerente de Comunicação e Growth ESG iFood, que se conectaram com empresas em prol da educação. “Estar esses dias em Nova Iorque com lideranças comprometidas com a agenda 2030 e profissionais que assumem publicamente metas ambiciosas e ações para hoje é extrema importância. Reforçando a fala de abertura da Rachel Maia, o papel de cada um presente aqui, tem a missão de ser multiplicador. Essa é uma missão de unir forças em prol desse desenvolvimento”, diz Luanna.
Segundo Juliana Oliveira, CEO da Oliver Press, o encontro da ONU é uma oportunidade incrível para aprender com os conterrâneos e trazer para o Brasil lições valiosas sobre diversidade e inclusão. “Acredito que precisamos aproveitar essa experiência para fortalecer nosso compromisso com um Brasil mais inclusivo. No painel, pude compartilhar como a Oliver Press aborda esses desafios e espero que, juntos, possamos inspirar mudanças significativas em nosso país”.