Housi aposta em quatro ações para redução do impacto ambiental
Soluções sustentáveis para mobilidade urbana, uso compartilhado de eletrodomésticos e descarte adequado de lixo eletrônico incentivam o consumo consciente de usuários da startup de moradia flexível em parcerias com Magazine Luiza, BikeGo, Ucorp, Osten, Ezvolt, Tuim Box e Limelocker.
Foram firmadas parcerias para uso compartilhado de eletrodomésticos e descarte correto de lixo eletrônico. (Foto: Divulgação)
Com o objetivo de oferecer soluções sustentáveis que promovam a diminuição do impacto ambiental por meio de parcerias que cumpram critérios de ESG (da sigla em inglês - environmental, social, and corporate governance) na prático, a Housi, plataforma de moradia flexível 100% digital, anunciou novidades nas operações.
Com esse foco, a startup atua juntamente com os líderes de mercado Magazine Luiza, BikeGo, Ucorp, Osten, Ezvolt, Tuim Box e Limelocker para fornecer soluções sustentáveis para mobilidade urbana, uso compartilhado de eletrodomésticos e descarte correto de lixo eletrônico. Para se ter uma ideia, estima-se que as ações com carros elétricos e bikes devem gerar uma economia de pelo menos 2,6 toneladas de dióxido de carbono (CO2) até o final de 2023.
O Fórum Econômico Mundial estima que US$ 44 trilhões, mais de 50% do PIB global, são dependentes da natureza. No último Relatório de Riscos Globais do Fórum, as questões ambientas ocuparam o top 3 no ranking. De acordo com Alexandre Frankel, CEO da Housi, as políticas socioambientais são uma realidade irreversível e o tema já está na pauta do mercado financeiro internacional há algum tempo. “Pensando como moradia do futuro, é nosso dever zelar pelo meio ambiente. Por essa razão, precisamos trazer cada dia mais a agenda ESG ao Brasil. Quem não estiver atento a isso, ficará para trás”.
O CEO ainda explica que o propósito das ações é estabelecer parcerias que vão ao encontro dos princípios e valores da companhia. “O foco no meio ambiente está no DNA da Housi e tem tudo a ver com o lifestyle da nossa comunidade”, finaliza.
Conheça as 4 ações da Housi para redução do impacto ambiental:
1 - Carros elétricos e redução da emissão de dióxido de carbono. Para proporcionar uma experiência locomotiva aos hóspedes que precisam percorrer distâncias maiores, o “carsharing” é um dos principais serviços extras oferecidos - atuando de forma econômica e sustentável com carros elétricos. Segundo o CEO da Housi, a parceria com a Osten Go by Ucorp - referência em tecnologia e soluções de mobilidade corporativa - proporcionará uma redução da emissão de CO2 equivalente a 2 toneladas até o final de 2023. Para se ter uma ideia, um litro de gasolina rodando no carro emite 1,7 kg de CO2.
Moradores da Housi podem reservar um veículo e desbloqueá-lo com o celular. Tudo é realizado pelo aplicativo integrado ao Appspace, sem a necessidade de chave. A experiência também conta com tokenização desse deslocamento, onde os usuários detentores desses tokens, lastreados em créditos de carbono, terão benefícios para utilizar no ecossistema Housi.
Com o objetivo de oferecer eletropostos para a recarga desses carros elétricos nas flagships da startup, foi firmada parceria com a EZVolt, empresa líder no segmento de recarga de veículos elétricos em condomínios. Os usuários da Housi terão ainda direito a cupons de desconto para a recarga do carro elétrico, a depender da unidade e do plano de assinatura. “Além da diminuição do impacto ambiental com uso dos carros elétricos, um dos grandes objetivos é criar a consciência de que, com algumas ações, é possível ajudar o meio ambiente.”
2 - Sustentabilidade para a mobilidade urbana e incentivo da qualidade de vida. Por meio de parceria com a startup BikeGo, o compartilhamento de bicicletas é disponibilizado para os usuários da Housi como opção de economia de tempo com flexibilidade e incentivo à prática de atividades físicas. “Como adepto do ciclismo há muitos anos, é gratificante incentivar o uso da bike como uma alternativa para mobilidade urbana de maneira sustentável para cuidar do meio ambiente e das cidades”, conta Frankel. Estima-se que a iniciativa gere uma economia de 627,63kg de CO2 até o final de 2023, se apenas uma pessoa utilizar uma bike por dia em vez do carro por uma distância de 3 km.
3 - Aluguel de eletrodoméstico on demand. Será que todo mundo precisa ter uma furadeira em casa? E se precisarmos de um liquidificador para uso pontual, precisamos comprar? Pensando em contribuir para a economia circular, a Housi participa do programa “VaiVolta Magalu”, da Magazine Luiza, lançado em primeira mão com a Housi, que possibilita o aluguel de eletrodomésticos de forma prática. Além disso, também foi firmada uma parceria recentemente com o TuimBox, primeiro armário inteligente com utensílios e eletroportáteis do Brasil.
4 - Descarte responsável. Equipamentos eletrônicos e embalagens precisam ser descartados corretamente para não causar mais prejuízos ao meio ambiente. Com foco em solucionar essa questão para os usuários da Housi e promover a consciência sobre a economia circular, há a coleta sob demanda desses itens para descarte responsável de resíduos, em parceria com a Limelocker, empresa de armários inteligentes que proporciona consumo sustentável e economia inteligente.