Grupo Malwee produz jeans com apenas um copo d'água
Ao completar cinco décadas e meia de existência, companhia se destaca pelo pioneirismo e inovação, inspirando outras empresas do setor.
Empresa é a única do mundo a produzir e comercializar o jeans com apenas um copo d’água. (Foto: Divulgação)
Ao celebrar seus 55 anos de existência, o Grupo Malwee alcança mais um marco relevante na sua jornada sustentável. A empresa é a única do mundo a produzir e comercializar o jeans com apenas um copo d’água, de acordo com a diretora de Marketing da Jeanologia, Carmen Silla. Por meio do Lab Malwee Jeans, a companhia vem economizando até 98% de água na confecção das roupas que, em modelos tradicionais, chegam a ser utilizados mais de 100 litros para desenvolver uma única peça.
O reconhecimento da Jeanologia, empresa especializada em soluções tecnológicas com foco em sustentabilidade para acabamento de jeans, é uma conquista que reafirma o compromisso da organização com a sustentabilidade, projetando-se como um exemplo de pioneirismo e inovação para outras empresas do setor. “Foi por acreditar que fazer uma moda diferente, que seja boa para o planeta e para as pessoas que, antes mesmo de se falar em sustentabilidade, já tínhamos várias ações visando o cuidado com recursos naturais. Porém, como sempre digo, não adianta sermos sustentáveis sozinhos. Espero que possamos inspirar outras marcas a seguirem com a gente nesta jornada”, destaca o CEO do Grupo Malwee, Guilherme Weege.
O gestor reforça que para fazer diferente é preciso dedicação, expertise, estudo e uma equipe engajada em um objetivo comum. “O nosso desafio é democratizar o consumo de moda sustentável oferecendo produtos de alta qualidade, durabilidade, produzidos com matérias-primas e processos mais sustentáveis, com preços acessíveis. Acredito que o consumidor tem papel relevante nesta mudança, pois ao questionar como é feita a sua roupa e ao optar por marcas pautadas nos pilares ESG, forçará que toda a cadeia mude suas estratégias de produção”, complementa Weege.
O Lab Malwee Jeans iniciou sua operação em 2020, sendo desde então, uma iniciativa pioneira, pois trata-se da única Lavanderia 5.0 da América Latina. Em 2021, cerca de 34 mil peças foram produzidas, representando uma economia de água de 3.394.187 litros em relação a uma lavanderia tradicional. Em 2022, a empresa aumentou em quase 50% o número de unidades confeccionadas com um copo d’água.
No ano passado, o case foi reconhecido pelo ITMF Awards, na categoria Sustentabilidade e Inovação, que ocorreu pela primeira vez durante a Conferência Anual da Federação Internacional de Fabricantes Têxteis (ITMF). Na ocasião, a companhia foi a única organização brasileira contemplada pela premiação.
Como é feito o jeans mais sustentável do mundo
O maquinário que compõe a lavanderia foi embarcado da Espanha e patenteado pela empresa Jeanologia, cuja tecnologia dispensa o uso de químicos nocivos à natureza e às pessoas. Durante o processo de confecção, é possível reutilizar a mesma água por até 30 dias de produção consecutivos.
Os efeitos de tingimento e rasgos são desenhados em um software e aplicados a laser. A precisão garante a perfeição do resultado do desenho elaborado pelo designer de produto. Depois, na máquina de ozônio, o gás é aplicado para clarear e tirar a goma do jeans. Uma grande e potente secadora é a responsável pela secagem das peças, através de um sistema extremamente ágil e que não polui.
Ampliação da linha
Ao longo do último ano, o Grupo Malwee investiu na ampliação da sua linha de jeans com um copo d’água. A marca Malwee se uniu à LYCRA® para lançar uma coleção-cápsula com oito produtos fabricados a partir do conceito de moda sustentável. As peças possuem o fio LYCRA® EcoMade, produzido com 20% de material reciclado pré-consumo e com certificação GRS (Global Recycled Standard). A Malwee foi a primeira marca brasileira de moda a utilizar o fio em uma linha jeanswear.
Também foi lançada a linha Água Para o que Importa, por meio de uma parceria da Malwee com a startup Água na Caixa, que produz água mineral com carbono neutro, envasada em uma caixinha reutilizável e 100% reciclada, e a artista plástica Estela Miazzi.
Processo produtivo inovador
Além do Jeans com um copo d’água, o Grupo Malwee também desenvolveu o Fio do Futuro, em 2021, durante o meio do Movimento DES.A.FIO, que apresentou o primeiro moletom feito com a matéria-prima produzida a partir de roupas usadas que seriam descartadas. O insumo é composto por 85% de peças usadas que seriam descartadas e 15% de fibra de poliéster reciclado, feito a partir de garrafas PET. Em 2023, o material passou a compor o mix de produtos das marcas Malwee e Malwee Kids, além de uma nova linha limitada de moletons.
Com foco na circularidade, a companhia também realizou uma collab com a grife À La Garçonne, com 28 modelos confeccionados a partir da reciclagem de quatro toneladas de roupas disponíveis nos estoques. Também apresentou a coleção “Criar”, inteiramente fabricada com tecidos reaproveitados de outras temporadas, o que significa que não foi preciso produzir novas matérias primas, nem consumir mais recursos naturais.
Ainda sob a perspectiva inovadora, o Grupo Malwee desenvolveu a coleção AMORA, com tingimento natural de corantes naturais extraídos de amoras vermelhas e brancas, produzidos a partir de caules, folhas, sementes e frutos da planta. A soja é outro recurso natural presente no processo produtivo sustentável. Ela é matéria-prima para o amaciante utilizado nas malhas permitindo a substituição do uso de amaciantes sintéticos derivados do petróleo, recurso não renovável, fóssil e extremamente poluente.