Grupo LATAM realiza o seu primeiro voo internacional com Combustível Sustentável de Aviação

Voo operado pela LATAM Cargo Chile partiu de Zaragoza (Espanha) com destino à América do Norte.

Andres-Bianchi-CEO-LATAM-Cargo-1068x574Andrés Bianchi, CEO da LATAM Cargo. (Foto: Divulgação)

O grupo LATAM realizou o seu primeiro voo internacional utilizando Combustível Sustentável de Aviação (SAF, na sigla em inglês). O voo foi operado pela LATAM Cargo Chile a partir do Aeroporto de Zaragoza (Espanha) com destino à América do Norte. A operação é mais um passo importante da estratégia de sustentabilidade do grupo LATAM para alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

O Combustível Sustentável de Aviação (SAF) é produzido com matérias-primas alternativas como resíduos, gorduras, óleos, entre outros, que são coprocessados juntamente ao combustível convencional, resultando em um produto final sintético e com baixo teor de CO2. Para a operação foram utilizados 30 mil litros de SAF coprocessado com óleo de cozinha usado e incorporado ao combustível de aviação tradicional.

O SAF utilizado pela LATAM foi certificado internacionalmente pelos procedimentos ISCC EU (International Sustainability Carbon Certification) que garantem a sua sustentabilidade. Foi fornecido pela Air bp, um dos maiores provedores mundiais de combustível de aviação e representa a primeira produção de SAF coprocessado na Espanha, na refinaria de Castellón. Este marco torna a LATAM o primeiro grupo de companhias aéreas abastecido com SAF da Air bp no Aeroporto de Zaragoza (Espanha), um feito que só foi possível graças ao trabalho colaborativo entre LATAM e Air bp, além de parceiros como a AENA (administradora do aeroporto) e o Exolum (operador logístico).

Atualmente, é permitido utilizar até 5% de matéria-prima sustentável no coprocessamento deste SAF, que contribui para diminuir em cerca de 80% as emissões de carbono ao longo do seu ciclo de vida se comparado com o combustível de aviação convencional.

"Esse voo representa um dos avanços mais concretos em nossa agenda em relação ao uso de SAF. A LATAM estabeleceu o compromisso de dar suporte à proteção e ao cuidado com o meio ambiente, e o uso desse tipo de combustível se apresenta como uma ferramenta fundamental neste esforço. Estamos muito felizes com essa conquista porque o uso do SAF requer a cooperação de diversos setores, e o sucesso dessa operação aponta que essa sinergia é possível. Este é apenas o primeiro passo. Seguiremos em busca de alternativas que nos permitam contribuir significativamente com o meio ambiente e com as comunidades onde operamos", comenta Andrés Bianchi, CEO da LATAM Cargo.

LATAM_COMBUSTÍVELO Combustível Sustentável de Aviação (SAF) é produzido com matérias-primas alternativas como resíduos. (Foto: Divulgação)

"Esse anúncio representa um outro marco importante para a Air bp em seu esforço de aumentar a disponibilidade de combustível sustentável. É um passo fundamental na substituição de combustíveis fósseis por matérias-primas renováveis nas refinarias. O coprocessamento tem um papel fundamental no aumento da produção de SAF de forma mais econômica e eficiente", comenta Andreea Moyes, diretora global de Sustentabilidade da Air bp.


O COMBUSTÍVEL SUSTENTÁVEL DE AVIAÇÃO (SAF)

O Combustível de Aviação Sustentável (SAF) é produzido com matérias-primas alternativas como resíduos, gorduras, óleos, entre outros, e deve atender a requisitos de sustentabilidade como não competir com a produção de alimentos, fazer uso limitado de água, reduzir as emissões de carbono do ciclo de vida.