Grupo Carrefour Brasil destaca produtos e serviços de pequenos afroempreendedores

Marcas selecionadas passaram por um trabalho intenso de mentoria e governança, a fim de terem todo o suporte técnico para comercializar seus produtos e serviços em grandes varejos.

Carrefour
Afra Design, MadibaPet e Makeda Cosméticos estão no rol de empresas parceiras do grupo Carrefour no marketplace, com foco no empreendedorismo negro. (Foto: Reprodução/Instagram)

Com o objetivo de potencializar e fomentar a prosperidade de pequenos negócios de afroempreendedores, o Grupo Carrefour Brasil está com a exposição de produtos em suas lojas físicas, localizadas em São Paulo e no Rio Grande do Sul, e também em seu marketplace.  A iniciativa, que faz parte de uma série de ações de estímulo à equidade racial e ao empreendedorismo negro estabelecidas pelo Grupo, tem como propósito apresentar novos produtos e serviços para os clientes e oferecer ferramentas para ampliar o acesso e a visibilidade desses negócios no varejo.

Dentre as marcas incluídas nesta primeira etapa da ação estão: Makeda Cosméticos, especializada em produtos para cabelos crespos, cacheados e ondulados; Afra Design, responsável por produzir e comercializar a linha de papelaria étnico Inclusiva, como cadernos, agendas, planners, blocos de notas; DaMinha Cor, loja de toucas para natação para cabelos volumosos, entre outros produtos;  Madiba Pet, fabricante de acessórios para animais; e Made Tábuas, fabricante de tábuas de madeiras para churrasco e cozinha

Para que pudessem atuar como fornecedores da rede varejista, os donos das marcas passaram por 90 dias de mentorias oferecidas por profissionais do Grupo Carrefour em parceria com a Afrobusiness. “Queremos a inclusão de pequenos afroempreendedores na carteira de fornecedores do Carrefour, seja para a inserção de produtos em nossas lojas ou na prestação de serviço. Para isso, demos todo o suporte técnico na área jurídica, além de consultorias para emissão de certificados e documentos, estudo para facilitações financeiras e direcionamento quanto a embalagem e rotulagem, e definição da estratégia da marca”, explica Tatiana Jorge, Gerente de Planejamento Comercial do Grupo Carrefour, que completa: “o nosso objetivo é potencializar o empreendedorismo, educação, empregabilidade e combater à discriminação dentro e fora de nossas lojas”.

Além dos itens em exposição nas gôndolas das lojas físicas, os consumidores irão encontrar produtos de outros empreendedores negros a venda em nosso Market Place . “O site do Carrefour tem 10 milhões de acessos por mês, o que amplia consideravelmente o alcance de um pequeno negócio. Por isso, optamos também pelo online, a fim de divulgar, cada vez mais, a rede de afroempreendedorismo e ampliar a atuação desses profissionais”, comentou Tatiana Jorge.

Antirracismo na prática

Para os empreendedores contemplados pela ação, a iniciativa teve um importante papel na estruturação e profissionalização de seus negócios, visando o acesso a grandes redes varejistas, com destaque para o cuidado em olhar para as especificidades de cada empreendimento ao longo do processo.

“Esse tipo de ação é importante para que exista, de fato, a inclusão, o incentivo e a abertura de oportunidades para os afroempreendedores”, comenta Eugenio Sabino, sócio da Made Tábuas.

Para Maurício Delfino, sócio DaMinha Cor, o maior destaque fica para o processo de mentoria. “Eles entenderam as nossas particularidades e as possíveis lacunas existentes. Foram pacientes e flexíveis em relação a algumas exigências”, afirma. Opinião que é complementada por Samara Silva, fundadora da Madiba Pet: “admiramos muito o trabalho de mentoria. Todas as pessoas seguem nos apoiando até hoje. Deram todo o suporte necessário para que conseguíssemos chegar até aqui. Foram dias de muita interação, emoção e conexão”, conta. 

“Penso que como mulher preta, aprendi muito durante os 90 dias de mentoria. Sempre soube que não era fácil estar presente nas grandes redes, mas essa era uma de minhas metas que, graças ao Carrefour, consegui conquistar. Seguimos esperando mais ações afirmativas, como esta, dentro das grandes empresas”, avalia Ana Cláudia Silva, CEO e founder da Afra Design.

Já Sheila Makeda, sócia-diretora executiva da Makeda Cosméticos, torce para que outros varejistas promovam iniciativas como a do Carrefour, que valoriza os afroempreendedores. “Que ações como esta aconteçam de maneira frequente. Estamos na torcida para que todas as empresas sejam antirracistas na prática, oferecendo oportunidades de crescimento para cada um de nós”, diz.

Para conhecer mais iniciativas com foco em empreendedorismo do Grupo Carrefour Brasil, acesse: www.naovamosesquecer.com.br

Sobre os participantes:

Afra Design

A Afra Design é uma empresa com foco na educação.

Produz e comercializa produtos que atendem da criança estudante ao adulto profissional por meio da linha de Papelaria Étnico Inclusiva (caderno, agendas, planners, blocos de notas); e de moda (Bolsas Funcionais e  Vestuário Profissional). Compõe os materiais convencionais usados na produção dessas peças, com a nobreza e colorido presentes no tecido africano. Cada produto Afra, tem foco na representatividade, originalidade, qualidade e beleza estética.

Redes sociais

Site: https://www.useafra.com

Instagram: https://www.instagram.com/use_afra/?hl=pt-br 

DaMinhaCor

Uma marca que carrega diversidade e empoderamento em tudo que faz, desde seu surgimento. Especializados em produtos inovadores e socialmente inteligentes para a comunidade negra, nas áreas do esporte, beleza , saúde, entre outros

Redes sociais

Facebook: @DaMinhaCorReal

Instagram: https://www.instagram.com/daminhacor/?hl=pt-br

Made Tábuas

Somos a MADE TABUAS® uma empresa especializada em desenvolver, fabricar e comercializar tabuas, petisqueiras e artigos voltados a utilização e decoração da sua cozinha e comercio. Buscamos qualidade e diversidade de produtos para levar excelência e inovação aos nossos clientes, amigos e parceiros.

Rede social

Instagram: https://www.instagram.com/madetabuas

MadibaPet

A Madiba Pet foi fundada em 2021 com o objetivo de proporcionar segurança e conforto em produtos de proteção para passeio com o pet.

A marca produz acessórios para animais (cães e gatos) e conta com uma cadeia produtiva consciente, envolvendo empreendedores negros, donas do lar e empresas certificadas com preocupação ambiental e social

Redes sociais

Site: https://www.madibapet.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/madiba_pet

Makeda Cosméticos

A Makeda Cosméticos, nasce em 2012 com o objetivo de expandir a paixão pelo cuidado da saúde capilar dos cabelos crespos, cacheados e ressecados, e com propósito de potencializar a beleza que já existe em cada um de nós! As irmãs Makeda buscaram na sabedoria milenar e ancestral que vem da matriarca, Sandra, que as ensinou tudo sobre beleza, empreendedorismo e afeto, e através desse conhecimento criaram produtos veganos, feitos com óleos vegetais naturais, para todos os tipos de cabelos.

E  para dar qualidade e personalidade, elas cuidam de cada etapa do processo: desde a criação, escolha dos elementos naturais, rótulo, embalagem até a distribuição e divulgação.

Hoje causam um impacto positivo, proporcionam o consumo consciente,  cuidando da saúde capilar, e dando valor a beleza original de cada cliente.

Redes sociais

Site: https://www.makedacosmeticos.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/makedacosmeticosbr/?hl=pt-br

Sobre o Grupo Carrefour Brasil 

Há mais de 45 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder de mercado de distribuição de alimentos. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro e Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de 721 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 74,8 bilhões em 2020 e mais de 96 mil colaboradores no Brasil, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera.

A companhia se destaca ainda por ser uma das maiores empregadoras privadas do país e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Além disso, tem focado em democratizar cada vez mais o acesso da população à alimentação saudável, promovendo o movimento Act For Food. No mundo, o Grupo Carrefour atua em mais de 30 países e, nos próximos anos, implementa estratégia prevista no plano Carrefour 2022, por meio da qual lidera intenso movimento de omnicanalidade, transformação digital e transição alimentar para que seus clientes consumam ainda melhor em qualquer lugar. Com mais de 320 mil colaboradores e 13 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina, está presente na vida de mais de 105 milhões de clientes. Em 2020, a receita global da companhia totalizou € 78,6 bilhões. Informações para a imprensa: 

 

Fonte: Grupo Carrefour Brasil | Conteúdo de Marca