ESG: três letras que ganham espaço cada vez maior no mundo dos negócios
Ações de sustentabilidade e governança influenciam cada vez mais as decisões de investidores.
Governança ambiental, social e corporativa. Traduzido do inglês “environmental, social and governance”, o conceito ESG ganha espaço cada vez maior no mundo dos negócios. Na sociedade moderna, o desempenho financeiro de uma empresa vem gradativamente deixando de ser o único fator na hora de decidir onde aplicar os seus recursos e passa a dividir espaço com ações de sustentabilidade.
Nas bolsas de valores e fundos de investimentos mundo afora, por exemplo, companhias com o selo ESG em suas operações tendem a ser mais atrativas e valorizadas pelos investidores.
Pesquisa global realizada pela EY, chama a atenção para essa questão, mostrando que há razões suficientes para que os fatores ambientais, sociais e de boa governança passem a fazer parte do cotidiano das corporações que desejam crescer e atrair capital externo para o incremento de suas operações.
A pesquisa da EY, intitulada “Fifth global institucional investor survey – How will ESG performance shape your future?” (investidores institucionais – como o desempenho ESG moldará o seu futuro?) mostra que 72% dos entrevistados dizem que fazem uma avaliação estruturada e metódica das divulgações não financeiras.
O levantamento revela ainda que mais da metade – 67% - afirma fazer uso significativo das divulgações ESG moldadas pelo TCFD (Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras relacionadas ao Clima, que desenvolveu 11 especificações visando a melhoria na divulgação de informações relacionadas ao clima).
Ao mesmo tempo que cresce o interesse pelo tema, aumentam os desafios das empresas para garantir a eficácia dos relatórios ESG. Quase metade dos investidores europeus entrevistados pela EY – 46% - não acredita que recebem informações sólidas e confiáveis sobre desempenho e títulos verdes, e o impacto deles nos investimentos.
(Fonte: Agência EY)