ESG é tema de encontro com empresários de Londrina
Especialistas apontam necessidade de que empresas iniciarem esse processo de transformação; LIDE Paraná anuncia encontro paranaense de ESG em junho.
Especialistas apontam necessidade de que empresas iniciarem esse processo de transformação. (Foto: Divulgação)
Lideranças empresariais se reuniram em Londrina para um almoço-debate sobre o tema ESG (Environmental Social Governance), e um ponto ficou evidenciado, a necessidade da construção desta agenda nas diferentes microrregiões do país, gerando impactos positivos a partir da transformação dos negócios locais. O evento foi realizado pelo LIDE Paraná – Grupo de Líderes Empresariais, Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) e Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná (Sinduscon PR), na semana passada, no restaurante Coco Bambu.
“É no interior que o Brasil acontece”, disse o palestrante e especialista em liderança sustentável, Ricardo M. de Assumpção, reforçando o papel das empresas na promoção do desenvolvimento sustentável, na gestão dos processos produtivos e dos insumos. “Os empresários locais devem puxar a implantação dos indicadores ESG em cada região. É um ponto de atenção da iniciativa privada”, defendeu.
Já o advogado e professor de Governança Corporativa, também palestrante do debate, Marcelo M. Bertoldi apresentou o case local do varejista Grupo Muffato, demonstrando como aconteceu a implantação dos indicadores no gigante do varejo brasileiro, uma vez que já possuíam várias iniciativas isoladas nas diferentes áreas internas. “O ESG tem um foco estratégico, atuando de forma transversal em todas as áreas do negócio e promovendo a geração de valor”, afirmou.
ESG é tema de encontro com empresários de Londrina. (Foto: Divulgação)
A partir dessas iniciativas de conexão é que o setor empresarial pode se tornar mais integrado, mais forte e mais produtivo. “Somos nós que fazemos a economia girar, por isso precisamos de ações de fomento para as empresas de cada região”, destacou Marcia Manfrin, presidente da ACIL. Opinião reforçada também pelo presidente do Sinduscon, Sandro Nóbrega, que reforça o valor da reunião de um grupo relevante de pessoas que definem os caminhos para o desenvolvimento econômico.
“O objetivo é promover a conexão dos empresários paranaenses, para a mobilização em torno dos temas mais importantes da atualidade e para a geração de negócios, ampliando as oportunidades de desenvolvimento dentro e fora do estado”, finaliza, Heloísa Garrett, presidente do LIDE Paraná. A líder da entidade empresarial reforça que tem como objetivo levar essa discussão para diferentes regiões do Paraná, e já adianta que em 14 de junho, o LIDE Paraná irá realizar o Encontro Paranaense de ESG, em Curitiba.
LIDE Paraná anuncia encontro paranaense de ESG em junho. (Foto: Divulgação)