Bunge anuncia programa global de voluntariado com foco em segurança alimentar
No Brasil, o programa conta com o apoio da Fundação Bunge e realizou iniciativas em 12 cidades do país.
Rob Coviello, líder global de Sustentabilidade e Assuntos Governamentais da Bunge. (Foto: Divulgação)
A Bunge, líder global em agronegócio, alimentos e ingredientes, anuncia a criação de um programa global de voluntariado e apoio filantrópico para lidar com questões crescentes de insegurança alimentar e necessidades humanitárias em todo o mundo. Neste ano, as equipes da Bunge atuaram em prol do Dia Mundial da Alimentação ao coordenar campanhas de doação de alimentos, voluntariado em bancos de alimentos e apoio a grupos locais focados no combate à fome e suporte ao acesso à alimentação. Coletivamente, mais de 600 voluntarios em mais de 40 unidades ao redor do mundo, em locais onde a companhia está presente, realizaram iniciativas de voluntariado corporativo, incluindo suporte local em diversas localidades no Brasil, Argentina, Espanha, Itália, Suíça, China, India, Holanda, Cingapura, Alemanha, Ucrania, Malásia, United States, Mexico, Gana e Canadá.
No Brasil, as ações foram realizadas pelos times de voluntariados locais e contaram com apoio especial da Fundação Bunge, que há 20 anos mantém no país o programa de voluntariado corporativo Comunidade Educativa, implementado em municípios nos quais a Bunge está presente. Capacitados nos princípios e competências do voluntariado, os colaboradores da empresa dedicam horas semanais de trabalho para desenvolver atividades em escolas, abrigos de crianças e idosos e espaços comunitários. As ações aconteceram nas cidades de Balsas (MA), Gaspar (SC), Guarujá (SP), Ipojuca (PE), Luís Eduardo Magalhães (BA), Nova Mutum (MT), Ponta, Grossa (PR), Rondonópolis (MT), Santa Luzia (MG), Santos (SP), São Paulo (SP) e Uruçuí (PI). As equipes organizaram ações diversas, como: entregas de mantimentos e cestas básicas para entidades parceiras e pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade social; atividades para crianças com o intuito de promover alimentação saudável; oficinas de culinária com a utilização de ingredientes mais acessíveis e incentivo ao reaproveitamento de alimentos; e um mercado solidário, para que as famílias auxiliadas pudessem escolher os itens dos quais mais necessitavam para compor sua alimentação. No total, somando as diferentes iniciativas, foram distribuídas cerca de 7,8 toneladas de alimentos.
“As situações que testemunhamos nos últimos anos mostraram o quão frágeis nossos sistemas alimentares globais podem ser e destacam a necessidade urgente de maior resiliência. Nossa capacidade de usar o tamanho e a escala da Bunge para o bem é uma parte fundamental do papel que desempenhamos – não apenas em nível global, mas também nas comunidades onde atuamos em todo o mundo. A dedicação de nossos colaboradores tem sido inspiradora. Estamos muito orgulhosos de nossas equipes e de seus compromissos em apoiar as localidades onde vivem e trabalham”, diz Rob Coviello, líder global de Sustentabilidade e Assuntos Governamentais da Bunge.
Para Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge, é muito importante que uma empresa como a Bunge abrace globalmente a causa da segurança alimentar, pois ela entende que essa ação pode estimular também outras empresas a se engajarem, criando um círculo virtuoso de apoio a quem precisa. “O voluntariado é um grande aliado na disseminação dessa causa. No Brasil, onde temos o Programa Comunidade Educativa há 20 anos, vemos como ele contribui para humanizar a empresa e despertar no colaborador a sensação de pertencimento e de empoderamento como agente de mudança”, complementa.
Cláudia Buzzette Calais, diretora-executiva da Fundação Bunge. (Foto: Reprodução)
Ainda como parte desses esforços, a Bunge doará US $500 mil para a Vostok-SOS, uma organização ucraniana que presta auxílio a pessoas na região. Essa doação soma-se às contribuições anteriores da Bunge em doação de alimentos e recursos na Ucrânia, totalizando um milhão de dólares destinados ao World Food Programme (WFP) e ao Vostok-SOS.
O Dia Mundial da Alimentação é um dia internacional designado pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) para promover a conscientização e ação global para aqueles que sofrem com a fome. Segundo a FAO, estima-se que entre 702 e 828 milhões de pessoas foram afetadas pela fome em 2021 – número que cresceu cerca de 150 milhões desde o início da pandemia de COVID-19.