Benedito Braga: estamos mais preparados se comparado com crises hídricas passadas
Presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), participou do LIDE TALKS ESG sobre gestão hídrica. Evento ocorreu de maneira remota.
Benedito Braga, da Sabesp: estamos mais preparados. (Foto: Reprodução)
O presidente da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), Benedito Braga, afirmou que há segurança hídrica para abastecimento. O executivo participou do LIDE TALKS ESG, que foi transmitido ao vivo nesta quarta-feira (7).
"Em termos de segurança hídrica, hoje estamos mais preparados, no comparativo com crises enfrentadas no passado. Obras de infraestrutura proporcionaram melhorias para o fluxo e ampliação da capacidade das nossas operações", afirmou.
Segundo Braga, o sistema Cantareira, que no passado exercia influencia predominante no abastecimento de São Paulo e região metropolitana, dividiu o protaginismo com outras fontes do ssitema.
"Hoje, a preocupação em torno desse sistema de abastecimento pode ser reduzida, porque fizemos investimentos em outras unidades de abastecimento. Houve transferência de água entre outros sistemas e temos um volume de consumo menor. Ou seja, estamos caminhando para mais eficiência de serviço", garantiu.
O presidente da Sabesp também considerou que as pessoas "estão utilizando a água mais racionalmente" e que "incentivos econômicos trouxeram mudanças de hábitos". Ele refere-se a eventuais descontos aos consumidores em razão de economia de consumo.
Responsabilidade
Carolina Learth, head de Sustentabilidade do Banco Santander Brasil, defendeu a responsabilidade no uso dos recursos hídricos.
"Precisamos de lideranças e mentes que revolucionem e estejam preparadas para lidar com uma possível crise de abastecimento e oferecer soluções sustentáveis para reduzir impactos com o desabastecimento de água".
Roberto Giannetti da Fonseca, membro do Comitê de Gestão do LIDE, lembrou do desafio de conscientizar as pessoas contra o desperdício.
"Todos nós temos que melhorar o uso do recurso e do consumo. O desafio que eu lanço a partir desse debate é: como faremos para melhorar a eficiência do uso da água na nossa sociedade de consumo?"
O evento, transmitido pelas plataformas digitais LIDE, também teve a participação do chairman do LIDE, Luiz Fernando Furlan, e do diretor-executivo do Grupo Doria, João Doria Neto.