Wilson Sons cresce 66% em atendimentos a navios que transportam grãos no Brasil
Com expertise no agronegócio e novos clientes, companhia amplia ‘market share’ em segmentos como soja, milho, trigo e cevada.
Operação de grãos de navio atendido pela Wilson Sons em terminal brasileiro. (Foto: Divulgação)
A Wilson Sons, maior operador de logística portuária e marítima do mercado brasileiro, registrou, no ano passado, aumento expressivo dos atendimentos a navios que transportam grãos por meio de sua Agência Marítima. Com a conquista de novos clientes e a expansão do agronegócio brasileiro, a maior Agência independente do Brasil apresentou crescimento de 66% no número de escalas atendidas nesse setor, em relação a 2022.
A incorporação de novos clientes também contribuiu para a companhia aumentar o market share no segmento de grãos, atendendo a embarcações com cargas de soja, milho, trigo e malte. Em número de escalas atendidas, o crescimento da Agência Marítima foi de dois dígitos em três commodities: soja (76%), milho (45%) e trigo (22%). No caso do malte, o total de escalas mais do que dobrou, com uma alta de 147%.
O agronegócio, segmento estratégico para a Wilson Sons, conta na Agência Marítima com uma área voltada especialmente para o segmento e profissionais especializados no atendimento às necessidades dos clientes do setor de grãos. Com foco nas commodities, a companhia oferece serviços customizados, de acordo com o perfil de cada cliente, permitindo maior agilidade no “processo documental” e oferecendo recursos de “inteligência de mercado”, com números e análises dos diferentes grãos.
“Nossa proposta é realizar um atendimento único para cada cliente no segmento de grãos, fazendo um acompanhamento de ponta a ponta, desde a operação até a documentação e custeio. Temos uma equipe altamente especializada em agribusiness, que cria soluções inteligentes para reduzir custos e gerar valor para nossos clientes”, afirmou Flávia Carvalho, diretora-executiva da Agência Marítima da Wilson Sons. “Cobrimos todo o País, por meio de 19 escritórios próprios, atuando nos portos que movimentam grãos. Nossa presença no exterior, com representantes exclusivos na Europa e escritório próprio na Ásia, reforça ainda mais a estrutura de atendimento, trazendo conforto, eficiência e segurança aos clientes de uma agência que opera há 186 anos no mercado”, acrescentou.
A Agência Marítima atua nos principais portos de exportação de soja e milho. No caso do complexo da soja, que é produzida principalmente no Mato Grosso, além de estados como Goiás, Minas Gerais e São Paulo, a Agência está presente nos principais portos como Santos (SP), Vila do Conde (PA), Itaqui (MA), Paranaguá (PR), Santarém (PA), Itacoatiara (AM) e São Francisco do Sul (SC). O maior destino do grão é a China.
O milho, cujo maior produtor também é o Mato Grosso, além de Paraná e Mato Grosso do Sul, tem o seu escoamento feito praticamente pelos mesmos portos, sendo o principal destino a Ásia, com embarques para Japão, Coreia do Sul, Vietnã e China (o maior mercado do grão brasileiro). No ano passado, devido ao elevado volume importado pela China e à produção nacional recorde de milho, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos como maior exportador de milho no mundo.
Plataforma para clientes abrange 40 portos e 110 terminais
A Agência Marítima possui uma plataforma exclusiva, chamada WS Connect, destinada aos clientes, gerando um avanço significativo na gestão de dados e inteligência de mercado para grandes empresas globais do setor.
A plataforma possui uma coleta e atualização contínuas de dados, incluindo movimentações de navios, restrições portuárias e informações de mercado. Essas informações são utilizadas para criar estatísticas e relatórios interativos, dinâmicos e personalizados, fornecendo visão abrangente das movimentações portuárias e das commodities.
Outro benefício para os clientes é a centralização de toda a documentação da escala, em uma visão única e acessível. Além disso, oferece informações cruciais sobre o tempo de espera nos terminais, como os tempos médios de operação por tipo de operação e produto, permitindo que clientes internos e externos avaliem a eficiência dos portos e terminais.
“Mais do que uma ferramenta de informações, o WS Connect serve para proporcionar um conhecimento crítico que embasa decisões estratégicas tanto para a empresa quanto para as partes interessadas. Essa iniciativa reflete o compromisso da Wilson Sons em impulsionar a excelência operacional, tecnológica e análises para tomada de decisões assertivas”, ressaltou Renan Queiroz, gerente comercial da Agência Marítima.