Sepúlveda, da Santos Brasil: mudanças climáticas já afetam o setor logístico-portuário no Brasil
Presidente da Santos Brasil, uma das maiores empresas de logística portuária do Brasil, defendeu que o setor se prepare para os impactos da instabilidade climática durante o seminário sobre infraestrutura, realizado pelo LIDE.
Antônio Carlos Sepúlveda, presidente da Santos Brasil. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
As mudanças climáticas já afetam o setor logístico-portuário no Brasil e precisamos nos preparar. O alerta foi feito pelo presidente da Santos Brasil, Antônio Carlos Sepúlveda, no Seminário LIDE | Infraestrutura, nesta terça-feira (23), na CASA LIDE, em São Paulo. O evento reuniu autoridades e empresários para debater o segmento.
"O maior exemplo disso foi a seca que afetou o ecoamento da carga da Zona Franca de Manaus, no ano passado, durante a black friday. Esse problema já é uma realidade e temos de trabalhar para nos antever: trata-se de um desafio para os operadores logísticos, que agora têm de se programar para ajudar locais afetados", afirmou.
O empresário também defendeu a modernização da legislação portuária para a mão de obra. "Temos um modelo legal mais atrasado do mundo. Os terminais de porto públic no Braisl, obrigatoriamente, tem de contratar mão de obra do órgão gestor, e esse órgão não tem mão de obra. Contratar mulher não é possibilidade, pois só há homem".
Sepúlveda disse ainda que a governança portuária é um tema que precisa ser debatido em grande escala. "É necessário que a administração das Autoridades Portuárias seja revista, mas em definitivo. Temos de ter a garantia de segurança jurídica e estabilidade, pois logística e infraestrutura requer eficiência, e gestão eficiente".
Seminário LIDE | Infraestrutura aconteceu na CASA LIDE, em São Paulo. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Concessões e privatizações
Felício Ramuth, vice-governador de São Paulo, destacou a importância de oferecer boa infraestrutura logística e de turismo para os empreendedores do estado.
“Estamos lançando projetos de concessões e privatizações nessa área para que possamos gerar emprego e renda. A agenda de concessões já começa em 29 de fevereiro, com o lançamento do trem intercidades, ligando São Paulo a Campinas, e representando a volta do trem de passageiros para o estado. Em abril, é a vez da concessão no Litoral Sul, a rodovia Mogi-Bertioga. Temos grandes investimentos e mais de 220km de rodovias que envolvem todo o acesso ao litoral”, explicou.
Ramuth destacou, ainda, a importância de projetos de modernização para o deslocamento entre as cidades. “O governador Tarcísio autorizou o início dos estudos para o projeto de uma terceira pista para reduzir os gargalos em relação ao Porto de Santos. Estamos fazendo uma mudança gradual no sistema”.
Felício Ramuth, vice-governador de São Paulo. (Foto: Evandro Macedo /LIDE)
Rogério Santos, prefeito de Santos, também apontou os desafios portuários gerados pelos gargalos logísticos. “Precisamos muito do túnel do maciço central. O Porto de Santos é um grande corredor do agronegócio e investir no porto indústria é uma das principais soluções para a geração de empregos na Baixada Santista”.
Além do prefeito de Santos, Válter Suman, prefeito de Guarujá, e Ademário Oliveira, prefeito de Cubatão, também destacaram o papel das cidades para o desenvolvimento e a logística do Porto de Santos e defenderam a importância de novos investimentos para a região.
Seminário LIDE | Infraestrutura aconteceu na CASA LIDE, em São Paulo. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Retomada do setor aéreo
Os desafios enfrentados pelo setor aéreo, especialmente o que se refere ao preço das passagens repassado aos clientes, assim como a redução de custos das operações, fez parte do debate do segundo painel do evento.
Jurema Monteiro, presidente da ABEAR (Associalção Brasileira das Empresas Aéreas) falou sobre o crescimento de 15% do setor.
"Estamos retomando os números de 2019, o cenário antes da pandemia. Agora, a meta deveria ser a de reduzir custos e ampliar créditos das empresas para operações mais estáveis. Depois disso, deveríamos trabalhar uma agenda estruturante com metas de longo prazo, como a redução de custos. O principal desafio que enfrentamos nesse processo é o excesso de judicialização. O transporte aéreo precisa ser vsto como um modelo acesível e viável", pontuou.
Jurema Monteiro destacou os desafios da retomada do setor aéreo pós-pandemia. (Foto: Evandro Macedo/LIDE)
Vice-presidente do Conselho de Administração da Dix Aeroportos, Fábio Fischer enfatizou o papel dos aeroportos como caminho para o desenvolvimento regional.
"Os aeroportos representam um fator de desenvolvimento econômico e geração de empregos. Para isso, precisamos de tecnologia e inovação para contribuir com a sociedade".
O Seminário LIDE | Infraestrutura teve patrocínio de CCR, CSN, DIX Aeroportos, Ecorodovias, Gol, Hidrovias do Brasil, Latam Airlines, Movecta, Rede Voa, Santos Brasil e Stolthaven Terminals. Apoio institucional de Prefeitura de Guarujá e Prefeitura de Santos. Os fornecedores oficiais são: 3 Corações, Eccaplan, Natural One e Prata. Os operadores de tecnologia da CASA LIDE são: NetGlobe, RCE Digital, TCL Semp e The Led.