Recorde de calor no outono impacta vendas online no Brasil
Mesmo próximo do inverno, mais de 60 mil produtos relacionados ao calor foram vendidos em junho, um crescimento de 36% em relação ao ano passado.
Altas temperaturas no outono ovimentaram as vendas de produtos típicos do verão. (Foto: Unsplash)
As temperaturas acima da média para o outono movimentaram as vendas de produtos típicos do verão nas pequenas e médias empresas do varejo online no país. De acordo com levantamento realizado pela Nuvemshop, plataforma de e-commerce que é líder na América Latina, de 1º a 15 de junho de 2024, foram comercializados mais de 60 mil produtos relacionados ao calor, um crescimento de 36% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Entre os itens vendidos no período estão blusa regata, sunga, chapéu, leque, boné, e ventilador. Somente a venda de regatas, por exemplo, cresceu 172% em relação ao ano passado, passando de 10,8 mil para aproximadamente 30 mil itens comercializados.
“Desde o ano passado vimos que as ondas de calor no Brasil representam um aumento significativo nas compras online de produtos para amenizar as altas temperaturas, mas foi uma surpresa perceber esse crescimento tão próximo ao inverno. Por isso é importante que o empreendedor esteja sempre atento ao comportamento do consumidor, que mesmo em períodos inesperados, pode impulsionar as vendas, permitindo que seu negócio alcance maiores vendas mesmo em períodos não previstos de acordo com a sazonalidade de cada nicho”, comenta Marcela Orlandi, gerente de sucesso do cliente na Nuvemshop.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diversas regiões do Brasil foram afetadas pelas altas temperaturas, principalmente na segunda semana de junho. Os termômetros marcaram 6,1°C acima da média, que deveria ser 22,9°C neste período.