“O investimento em tecnologia é o termômetro do interesse do Brasil em seu desenvolvimento”
Barbara Beltrame Giacomello, da Cofindustria, participou do LIDE Brazil Conference Milan na manhã desta quinta-feira e destacou a importância de Brasil e Itália criarem um ambiente favorável aos empresários
Barbara Beltrame Giacomello, da Cofindustria, participou do LIDE Brazil Conference Milan na manhã desta quinta-feira e destacou a importância de Brasil e Itália criarem um ambiente favorável aos empresários (Foto: Victor Carvalho/LIDE)
A importância da tecnologia na economia nacional foi o foco da apresentação dos expositores do segundo painel da manhã do LIDE Brazil Conference Milan, que reúne autoridades e empresários em Milão, na Itália. Com o tema “Perspectivas econômicas e a tecnologia como fatores de desenvolvimento”, líderes brasileiros e italianos falaram sobre oportunidades para os dois países.
A grandiosidade da parceria histórica entre Brasil e Itália, retomada especialmente no cenário pós-pandemia, em 2022, foi o foco do discurso de Barbara Beltrame Giacomello, vice-presidente da Cofindustria. “Criar um ambiente favorável aos empresários é fundamental, e a tecnologia deverá ser catalisadora da inovação, acompanhando as demandas e mudanças da indústria. Os investimentos em tecnologia são o termômetro do interesse do Brasil em seu desenvolvimento”.
A excelência tecnológica brasileira foi destacada pelo embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini. Para ele, o diálogo é fundamental para que os dois países estejam alinhados no discurso de inovação. “É preciso também pensar em um ponto muito importante, a regulamentação da tecnologia, especialmente do que se trata Inteligência Artificial”.
Antonio Bernardini, embaixador da Itália no Brasil, e Patrick Burnett, da Inovetech, participaram do segundo painel desta manhã no LIDE Brazil Conference Milan (Foto: Victor Carvalho/LIDE)
Energia
O avanço tecnológico no setor de energia pautou a exposição do presidente do Conselho de Administração da ENEL Brasil, Guilherme Lencastre. Segundo o executivo, as parcerias entre o público e o privado são essenciais para que o avanço no setor de energia continue, já que as políticas públicas viabilizam o progresso.
“Estamos implementando no Brasil tecnologias que são pioneiras no mundo porque sabemos a potencialidade que o Brasil tem, e vai muito além de apenas garantir a nossa segurança energética. O Brasil vai produzir o hidrogênio verde mais competitivo do mundo e nosso potencial tecnológico também chega ao avanço da descarbonização das empresas”, destacou.
O LIDE Brazil Conference Milan tem patrocínio master da Pirelli e patrocínio da CEDAE, Enel, IEL-CNI, Inovetech, Invest Rio, Paper Excellence, Prefeitura de Macaé e TIM. O evento conta ainda com apoio da Estre e Febraban. Como mídia partner da Editora Abril – Veja.