No fim do dia, decisão é de Trump, diz Scott Bessent, sobre Powell
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que, por mais que tenha opinado sobre a possível demissão do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, "no fim do dia, a decisão é de Trump". O comentário, que aconteceu durante entrevista na CNBC nesta segunda-feira, 21, segue a publicação de uma reportagem do The Wall Street Journal sobre o assunto envolvendo o secretário.
"Trump solicita ampla gama de opiniões antes de tomar uma decisão. Não tenho certeza de quem foi o vazador para a matéria sobre mim e Trump-Powell", disse. Ao ser questionado sobre a reação do mercado com uma possível demissão, o secretário recusou lidar com "questões hipotéticas" e lembrou que o mandato de Powell terminará em maio de 2026.
Bessent, que informou que estará na noite desta segunda-feira na sede do BC americano, defendeu que é preciso questionar se a instituição está tendo sucesso "em sua missão". "Se os números da inflação estão baixos, então deveríamos cortar as taxas de juros. Uma redução nas taxas desbloquearia o mercado hipotecário", mencionou.
Ele ainda disse que os Estados Unidos estão "à beira de maior produtividade com desenvolvimentos da inteligência artificial (IA)".