Maior navio de transporte de celulose do mundo conclui sua primeira viagem até a China
Embarcação carregada com 72 mil toneladas exclusivas da Suzano contribui para redução da pegada de carbono por carga transportada.
Embarcação carregada com 72 mil toneladas exclusivas da Suzano contribui para redução da pegada de carbono por carga transportada. (Foto: Divulgação Suzano)
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, e a Cosco Shipping Specialized Carriers, uma das maiores empresas de transporte marítimo do mundo, comemoram a conclusão da primeira viagem do ‘’Green Santos’’, nome dado ao maior navio de transporte de celulose do mundo. A embarcação, saiu do Porto de Santos no dia 04 de março e chegou à China em 09 de abril, carregada com 72 mil toneladas de celulose exclusiva da Suzano, destinadas ao mercado asiático.
A capacidade do Green Santos não apenas otimiza a eficiência logística, mas também contribui para uma redução da pegada de carbono por tonelada transportada.
O navio foi entregue no final de 2023 e faz parte de uma frota de embarcações com porte semelhante que serão entregues neste ano. A iniciativa visa atender o aumento previsto das exportações de celulose proveniente da fábrica da Suzano em construção em Ribas do Rio Pardo (MS). Conhecida como Projeto Cerrado, a unidade, que entrará em operação até junho de 2024, elevará a capacidade total da Suzano para 13,5 milhões de toneladas anuais, e terá sua produção escoada a partir da cidade do litoral paulista, onde foi realizado o primeiro embarque do Green Santos.