Indústria logística precisa reduzir em 45% as emissões de carbono até 2030
Índice do BCG aponta que apesar da forte pressão do mercado o setor ainda enfrenta dificuldades para avançar em soluções verdes.
Índice do BCG aponta que apesar da forte pressão do mercado o setor ainda enfrenta dificuldades para avançar em soluções verdes. (Foto: Freepik)
Visando identificar o avanço da indústria de logística global na jornada rumo à descarbonização, o Boston Consulting Group (BCG) analisou as 100 maiores empresas do segmento. O estudo “Tapping into the Power of the BCG Decarbonization Index for Logistics Service Providers” mostra que, apesar do aumento da conscientização, a implementação de práticas sustentáveis ainda é um desafio para a maioria das companhias.
O levantamento aponta que a cadeia de logística, como um todo, emite globalmente 22% dos gases de efeito estufa, sendo o transporte de mercadorias responsável por mais de 40% desse total. Contudo, entre 2022 e 2023, a descarbonização do setor subiu apenas de 5 para 6 (em uma escala de 100), segundo o BCG Logistics Decarbonization Index – índice inédito que comprime os dados do setor em um único sistema de pontuação.
Entretanto, a pesquisa revela que 43% dos entrevistados não fizeram praticamente nada em termos de descarbonização e somente 8% demonstram um compromisso real com a redução dos gases de efeito estufa, com metas ambiciosas, estratégias bem definidas e ações implementadas que geram resultados concretos.
Este cenário é impulsionado por três fatores principais: a crescente pressão do mercado por serviços logísticos verdes, com organizações sustentáveis apresentando retornos até 10% superiores para os acionistas; regulamentações governamentais mais rigorosas; e a crescente inovação e colaboração entre empresas.
Para acelerar o progresso rumo a um futuro com emissão zero, a consultoria recomenda que as empresas de logística adotem os "5 Ds":
• Determinar. Mensurar e monitorar a pegada de carbono para identificar as principais fontes de emissão.
• Discernir. Analisar as pressões do mercado e as oportunidades emergentes na área de sustentabilidade.
• Desenvolver. Criar um business case sólido para a descarbonização, considerando os custos, benefícios e retorno sobre o investimento.
• Diferenciar. Produzir ofertas de serviços verdes que atendam às demandas dos clientes e se destaquem no mercado.
• Desenhar. Elaborar um plano de transição detalhado com metas, prazos e recursos definidos.