Deng Yong, da CRCC: ‘O Brasil é o principal destino de investimentos de empresas chinesas’

Cooperação entre os dois países foi destaque no segundo circuito de painéis do evento, que reúne mais de 140 empresários e autoridades na China.

painel tardeEmpresários abordam o potencial de investimentos no Brasil. (Foto: Ding Hongzheng Shuyi/LIDE)

O potencial em infraestrutura e transporte, aliado a um mercado regulado e maduro, tornam o Brasil um destino atraente para empresas chinesas, que enfatizam o desejo de expandir os negócios e cooperação em solo brasileiro. A externalização deste desejo foi feita durante o Brazil China Meeting, evento realizado pelo LIDE em parceria com os jornais O Globo e Valor, e a rádio CBN, que ocorre entre os dias 10 e 13 em Shenzhen e Hong Kong, no China.

Para uma plateia de mais de 130 empresários e autoridades, o presidente da CRCC (Construção Ferroviária da China Investimento e Construção no Sul da China), Deng Yong, reforçou a relevância da relação entre os dois países e a pretensão em deixá-la ainda mais estreita.

dengDeng Yong, presidente da CRCC. (Foto: Ding Hongzheng Shuyi/LIDE)

“O Brasil é o primeiro país na América Latina que estabeleceu a relação global estratégica com a China e é o principal destino de investimentos de empresas chinesas”, disse.

Com participação no projeto da Ponte Salvador-Itaparica, que ligará a capital baiana até a cidade de Vera Cruz, na ilha de Itaparica (BA), o empresário é claro em afirmar a pretensão da CRCC em investir ainda mais em outras cidades brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro. Para ele, “estão buscando mais interesses em comum e criando modelos de cooperação de alta qualidade”, explica.

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Liao Jun, presidente do Grupo CRCC Internacional- segmento destinado ao investimento estrangeiro na empresa, compartilha da mesma visão de Yong, fortalecendo a mensagem de ter o Brasil como o mais importante destino de investimentos da instituição. De acordo com executivo, para que se tenha o sucesso nos negócios no país é preciso ter uma gestão inteligente que implemente inovações, aumentando a eficiência da mobilidade, a experiência do cliente e reduzindo os impactos ao meio ambiente.

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Liao Jun, presidente do Grupo CRCC Internacional. (Foto: Ding Hongzheng Shuyi/LIDE)

Para ele, é preciso “trabalhar juntos para buscar soluções mais sustentáveis e inteligentes para o mercado brasileiro”. Nesta lista, entra a formação de talentos, que o executivo enxerga como fundamental para elevar o nível da gestão e garantir a sustentabilidade do negócio a longo prazo.

Yin Xinglei, vice-presidente da CREC Internacional, compartilha da mesma visão de Jun e mostra-se disposto a aprofundar a parceria com o Brasil.

DING1624Yin Xinglei, vice-presidente da CREC Internacional. (Foto: Ding Hongzheng Shuyi/LIDE)

Xinglei afirma o desejo da empresa em promover a economia nacional, compartilhando experiências para que o a malha brasileira de transporte seja mais inteligente. Como dito por Jun, o vice-presidente da CREC Internacional também apoia a formação de talentos e parcerias com universidades para impulsionar o setor.

Com um olhar voltado a promoção do Brasil como esse destino em potencial, o presidente do Grupo Future, João Andrade, destacou o mercado nacional como regulado e maduro, o que o torna esse território com menos riscos aos investidores e reforça a lacuna de infraestrutura no país.

futureJoão Andrade, presidente do Grupo Future. (Foto: Ding Hongzheng Shuyi/LIDE)

“As infraestruturas são cruciais para que todo o potencial brasileiro, do ponto de vista econômico, possa efetivamente ser rentabilizado. Há imensas áreas que o Brasil é líder mundial e que depois perde competitividade porque as infraestruturas não são adequadas”, finaliza.

O Brazil China Meeting tem master patrocínio da Paper Excellence. Os patrocinadores do evento são BYD, Cosan, Inovebanco e Vale. O apoio é do banco BRB, da Cidade de São Paulo, Hikvision, Governo do Estado do Rio de Janeiro, TCL SEMP e Prefeitura do Rio de Janeiro. O apoio institucional é da CBN e de O Globo. A operadora oficial é a Maringá Turismo. A iniciativa é uma parceria entre o LIDE e o Valor Econômico.