Caminhos para a industrialização pautou evento do LIDE Paraná
O LIDE Paraná reuniu, na sede da Acil em Londrina, líderes empresariais, especialistas e autoridades públicas para debater “Caminhos para a industrialização da região.
O LIDE Paraná reuniu, na sede da Acil em Londrina, líderes empresariais, especialistas e autoridades públicas para debater “Caminhos para a industrialização da região. (Foto: Divulgação)
O LIDE Paraná promoveu em Londrina, em parceria com a Acil – Associação Comercial e Industrial de Londrina, uma discussão sobre os caminhos e desafios para potencializar a industrialização na região. A abertura do encontro contou com a presença do prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, que salientou a importância de discussões como a que ocorreu no Fórum. “É muito salutar reunirmos grandes empresários e especialistas para o debate sobre os novos caminhos de Londrina. Temos muito a crescer e a iniciativa privada tem muito a contribuir”, disse.
Após a participação do prefeito a presidente do LIDE Paraná, Heloisa Garrett, apresentou a entidade aos presentes. “Nossa sede se encontra em Curitiba, mas nossos empresários movimentam mais de 200 bilhões em faturamento e geram mais de 350 mil empregos diretos no Estado”, disse. Para Garrett esse debate reforça o compromisso do LIDE em impulsionar a economia do estado. “Queremos cada vez mais empresários, da região norte, fazendo parte do nosso ecossistema empresarial”, salientou.
O painel de discussão contou com a presença do novo presidente da Fiep – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Edson José de Vasconcelos, com o presidente da Codel – Instituto de Desenvolvimento de Londrina, Alex Canziani, e do presidente da Compagas – Companhia Paranaense de Gás, Rafael Lamastra.
Esta foi a primeira participação em eventos do novo presidente da Fiep, Edson José de Vasconcelos, que enfatizou o debate sobre a relevância da indústria na regionalidade. “Faz parte da política e da visão da FIEP trazer a industrialização para a regionalidade e o debate público é o primeiro passo para essa demanda”, disse.
Durante o evento, Rafael Lamastra, presidente da Compagas, anunciou a retomada do serviço de distribuição de gás para as indústrias de Londrina em 2024, após a interrupção do fornecimento em 2019. “Já temos uma rede implantada em Londrina, e estamos retomando agora como parte do novo contrato de concessão”, falou Lamastra.
Alex Canziani, presidente da Codel – Instituto de Desenvolvimento de Londrina, enfatizou que o retorno da distribuição de gás na cidade traz benefícios para os setores industriais, proporcionando maior estabilidade no abastecimento de energia. Ele também expressou seu desejo de incorporar esse serviço como um diferencial para o projeto da Cidade Industrial, que está atualmente em fase de execução em Londrina.