Com investimentos de R$ 4.1 bilhões, Grupo Boticário anuncia nova fábrica em Minas Gerais, expansão da operação logística e industrial
O projeto fomenta novas oportunidades de crescimento do ecossistema de beleza, com o aumento da sua capacidade produtiva e distribuição nacional, conectando estratégia de negócio ao impacto positivo na sociedade.
O projeto fomenta novas oportunidades de crescimento do ecossistema de beleza, com o aumento da sua capacidade produtiva e distribuição nacional, conectando estratégia de negócio ao impacto positivo na sociedade. (Foto: Divulgação)
O Grupo Boticário investe R$4,14 bilhões no Brasil, sendo R$3,34 bilhões decorrentes de novos investimentos e R$ 800 milhões em investimentos já anunciados na sua fábrica no Estado da Bahia. Os novos investimentos serão destinados para a construção de nova fábrica em Minas Gerais, expansão da unidade fabril no Paraná e da operação logística por todo o território nacional, gerando 1,3 mil novos empregos diretos e indiretos.
A nova fábrica em Minas Gerais, que reforça a operação do Grupo no estado desde 2005, concentra parte relevante do investimento, R$1,8 bilhão, deve gerar 800 empregos diretos e aumentar em 50% a capacidade produtiva da companhia. Os investimentos na nova planta fabril se iniciam em 2024, e a previsão é que esteja em operação até 2028, conectando inovação e tecnologia de ponta aos mais altos padrões de qualidade e eficiência. O projeto viabilizará a evolução do ecossistema de beleza, e, em sincronia com o crescimento industrial e logístico por todo o Brasil, impactará positivamente a estratégia multicanal do negócio, contemplando franqueados, fornecedores, revendedores, distribuidores, ecommerce e canais não-proprietários.
“Estamos atentos ao crescimento do mercado de beleza e à demanda dos consumidores, sempre no centro de nossas decisões. Os novos investimentos elevam nosso potencial em entregar as melhores soluções e produtos aos nossos clientes. E, ainda, aliando crescimento com impacto positivo, fomentamos a geração de oportunidades de negócio e renda para milhares de pessoas, de forma direta e indireta”, afirma Fernando Modé, CEO do Grupo Boticário.
Com a geração de novos postos de empregos diretos e indiretos, a empresa dará continuidade ao desenvolvimento de iniciativas sociais com foco em capacitação e empreendedorismo nas regiões em que atua. As expansões anunciadas acompanham o pioneirismo e evolução constante do Grupo em sua agenda ESG, que se mantém perene, alinhada e integrada à estratégia de negócio. Com ênfase em sustentabilidade, impacto social positivo, diversidade e governança para o atingimento de compromissos publicamente assumidos.
O futuro da beleza: expansão nacional e impacto positivo
O investimento total de R$4,14 bilhões contempla também o projeto de expansão do Grupo Boticário no Paraná, com R$840 milhões destinados à ampliação na fábrica de São José dos Pinhais (PR), que terá sua capacidade ampliada em cerca de 40%. Este investimento deve oportunizar a criação de aproximadamente 200 empregos diretos e 300 indiretos no Estado.
A malha logística, responsável pela distribuição dos milhares de produtos desenvolvidos e fabricados por todo o Brasil, receberá R$700 milhões até 2027. Por meio de um modelo ainda mais eficiente, ao lado de parceiros líderes de mercado, os centros de distribuição do Grupo Boticário devem evoluir em sincronia com a evolução industrial da empresa.
Os investimentos para a expansão baiana tiveram início em 2021, e contemplam R$800 milhões para ampliação da capacidade industrial da empresa em Camaçari (BA), onde está uma de suas fábricas. Desde então, já foram criados cerca de 1 mil empregos diretos e indiretos na região.
A evolução da empresa, que ganha tração com os novos investimentos de R$3,34 bilhões, é resultado de uma estratégia de negócio que fortalece o crescimento consistente nas vendas (alta de 30,5% em 2023), atingindo um GMV de R$30,8 bi em 2023. Este projeto de expansão viabilizará a evolução do ecossistema de beleza, e, em sincronia com o crescimento industrial e logístico, impactará positivamente a estratégia multicanal do negócio, contemplando franqueados, revendedores, distribuidores e canais não-proprietários, como B2B.