Omar Abdelaziz, da Ursus Sugar Trading: 'Brasil é o único país que consegue fornecer alimentos em larga escala com estabilidade política'

Omar Abdelaziz, CEO da Ursus Sugar Trading, defende expansão de parcerias entre produtores brasileiros e investidores árabes.

A segurança alimentar foi apontada como um dos maiores desafios globais — especialmente em regiões vulneráveis como o Oriente Médio e o Norte da África. Para o CEO da Ursus Sugar Trading, Omar Abdelaziz, o Brasil é um dos poucos países com capacidade real de atender à crescente demanda por alimentos no mundo, desde que consiga superar gargalos logísticos e ampliar o acesso ao crédito. A fala foi feita nesta segunda-feira (14), durante a Brazil Emirates Conference, realizada pelo LIDE em Dubai.

“Brasil é o único país que consegue fornecer alimentos em larga escala com estabilidade política — e isso é altamente valorizado por investidores internacionais”, afirmou Abdelaziz, ao destacar a confiabilidade do país frente a outros grandes produtores globais.

Segundo ele, o Brasil produz atualmente apenas 76% de sua capacidade agrícola, o que representa um vasto campo de expansão — principalmente com investimento em infraestrutura de transporte, armazenamento e portos. “Temos filas nos portos que encarecem os produtos e impactam a inflação global. Resolver isso é fundamental para atender à demanda internacional.”

A Ursus apresentou um plano de expansão de cinco anos com foco em duas frentes: produção e redução de custos logísticos. Isso inclui o financiamento direto a produtores brasileiros, apoio à modernização da armazenagem e investimentos em fertilizantes. “Já temos parcerias com cooperativas e vamos dobrar a capacidade de uma delas nos próximos dois anos. Também planejamos criar reservas estratégicas de fertilizantes nos portos brasileiros.”

Omar destacou ainda a oportunidade de os Emirados Árabes se tornarem um hub de redistribuição de alimentos, aproveitando sua posição geográfica privilegiada. “Com investimento em logística e reexportação, os Emirados podem atender não só o Golfo, mas também mercados como África e China.”

Ao concluir, reforçou que o Brasil tem um papel central na arquitetura da segurança alimentar global — e que o setor privado árabe quer estar ao lado do país nesse processo. “Nosso objetivo é construir essa ponte. Para prosperarmos juntos, precisamos garantir abastecimento estável, acessível e sustentável.”



A Brazil Emirates Conference | United Arab Emirates contou com o patrocínio da Ambipar, Banco BRB, Vale, TurisRio, Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Hayman-Woodward, Itaminas e Prefeitura do Rio de Janeiro | Invest.Rio. O evento também teve apoio da JHSF, Emae, Prefeitura de Barueri, NSI, Escodelar, On Time e Nirmata Capital, além dos media partners: Grupo Jovem Pan, Jovem Pan News, Veja, Veja Negócios, Revista LIDE e TV LIDE . A Emirates foi a transportadora oficial, e a Maringá Turismo, a operadora oficial do evento.