Ex-ministro critica falta de plano aéreo e cobra estratégia para transformar o turismo no Brasil
Vinicius Lummertz afirma que o país ignora seu maior potencial natural e defende o turismo como motor de desenvolvimento econômico, social e urbano.
O turismo não deve ser visto apenas como lazer ou serviço. Para Vinicius Lummertz, membro do Instituto Milken, ex-ministro do Turismo e ex-secretário de Turismo do Estado de São Paulo, o Brasil precisa encarar o setor como plataforma estratégica de desenvolvimento, com impacto direto na geração de empregos, renda e requalificação urbana.
“O turismo não é o que ele é, é o que ele faz”, afirmou nesta segunda-feira (14), durante a Brazil Emirates Conference, realizada pelo LIDE em Dubai.
Lummertz criticou a ausência de uma política nacional de conectividade aérea e citou o paradoxo brasileiro: embora o país tenha a quarta maior malha aérea do mundo, mantém cerca de 400 aeroportos fechados e tributa companhias aéreas de forma desestimulante.
“Taxar empresas aéreas é uma lógica ultrapassada. Elas são infraestrutura essencial, como estradas e ferrovias. O que falta é visão estratégica”, apontou.
O ex-ministro também destacou o imenso potencial do turismo de natureza no Brasil, com dezenas de parques nacionais e áreas de biodiversidade únicas. Para ele, o país poderia ser “o país dos parques para o planeta”, mas ainda opera com baixa projeção internacional e pouco investimento em estrutura.
Entre os caminhos para alavancar o setor, defendeu o incentivo a grandes eventos, congressos, feiras internacionais e a regulamentação de cassinos, como instrumentos para impulsionar o turismo de negócios e o entretenimento.
“Temos duas grandes vocações: o agronegócio, que já decolou, e o turismo, que ainda não foi ativado. O Brasil é o maior potencial natural do planeta nesse setor — e precisa transformar isso em desenvolvimento”, concluiu.
A Brazil Emirates Conference | United Arab Emirates contou com o patrocínio da Ambipar, Banco BRB, Vale, TurisRio, Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Hayman-Woodward, Itaminas e Prefeitura do Rio de Janeiro | Invest.Rio. O evento também teve apoio da JHSF, Emae, Prefeitura de Barueri, NSI, Escodelar, On Time e Nirmata Capital, além dos media partners: Grupo Jovem Pan, Jovem Pan News, Veja, Veja Negócios, Revista LIDE e TV LIDE. A Emirates foi a transportadora oficial, e a Maringá Turismo, a operadora oficial do evento.