'A nova bolsa rompe com o monopólio da B3 e inaugura uma fase de competição', afirma vice-prefeito do Rio
Vice-prefeito Eduardo Cavaliere apresenta avanços da cidade do Rio em capital humano, infraestrutura e mercado financeiro, e defende o município como destino estratégico para investidores internacionais.
Durante a Brazil Emirates Conference, realizada nesta segunda-feira (14) pelo LIDE em Dubai, o vice-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Cavaliere, destacou iniciativas que reposicionam a capital fluminense como referência em inovação, infraestrutura urbana, educação matemática e mercado financeiro.
Um dos anúncios de maior impacto foi o da criação da nova bolsa de valores do Brasil, com sede no Rio de Janeiro. Após 15 anos de articulações, a iniciativa recebeu todas as autorizações da CVM e do Banco Central e contará com investimento direto do fundo soberano Mubadala, sediado em Abu Dhabi e com presença no Brasil.
“A nova bolsa rompe com o monopólio da B3 e inaugura uma fase de competição no mercado financeiro brasileiro”, afirmou Cavaliere.
Além de consolidar o Rio como centro financeiro, o vice-prefeito também apresentou dados sobre a qualificação da mão de obra na cidade. Segundo ele, o Rio continua sendo a cidade com a melhor oferta de talentos por habitante no Brasil, com destaque para áreas como petróleo, finanças, tecnologia e matemática.
Ele ressaltou a atuação do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), instituição reconhecida internacionalmente e agora responsável pela formação de uma nova geração de matemáticos a partir da graduação em matemática financiada pela Prefeitura e pelo Governo Federal, no coração do Porto Maravilha.
“Sem grandes mentes, nada do que vimos aqui nas apresentações seria possível. O Rio está formando os talentos que vão liderar a era da inteligência artificial e da ciência de dados”, declarou.
Cavaliere também celebrou a recuperação do Galeão como principal porta de entrada internacional no Brasil. Após mudanças regulatórias, o aeroporto saltou de 4 para 15 milhões de passageiros por ano. Em março deste ano, pela primeira vez em quatro décadas, o Rio superou o aeroporto de Guarulhos na chegada de estrangeiros.
Na área de real estate, destacou a transformação da região portuária do Rio, que deixou de ser “o fundo da cidade” para se tornar sua nova face urbanística e comercial. Hoje, mais de 30 mil novos moradores devem ocupar a região até 2027, que também lidera em volume de vendas no mercado imobiliário, superando pela primeira vez a Barra da Tijuca.
“Se a Madonna, a Lady Gaga e, quem sabe, o U2 escolheram o Rio, por que vocês não viriam investir aqui?”, provocou, encerrando sua fala em tom bem-humorado e otimista.
A Brazil Emirates Conference | United Arab Emirates contou com o patrocínio da Ambipar, Banco BRB, Vale, TurisRio, Secretaria de Turismo do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Hayman-Woodward, Itaminas e Prefeitura do Rio de Janeiro | Invest.Rio. O evento também teve apoio da JHSF, Emae, Prefeitura de Barueri, NSI, Escodelar, On Time e Nirmata Capital, além dos media partners: Grupo Jovem Pan, Jovem Pan News, Veja, Veja Negócios, Revista LIDE e TV LIDE. A Emirates foi a transportadora oficial, e a Maringá Turismo, a operadora oficial do evento.