BCE reitera postura dependente de dados e alerta que inflação pode subir novamente
Perspectivas de inflação foram afetadas recentemente por surpresas negativas em indicadores de atividade econômica.
Perspectivas de inflação foram afetadas recentemente por surpresas negativas em indicadores de atividade econômica. (Foto: Freepik)
Os dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) reiteraram postura dependente de dados, em comunicado divulgado junto a decisão de cortar taxas de juros em 25 pontos-base, após concluir reunião de política monetária nesta quinta-feira, 17. "Não estamos comprometidos com uma trajetória predeterminada de juros", reforçaram.
Para eles, as perspectivas de inflação foram afetadas recentemente por surpresas negativas em indicadores de atividade econômica, mas os preços da zona do euro devem subir de novo nos próximos meses, antes de retornar à meta de 2% em 2025.
"Vamos manter as taxas de juros restritivas por quanto tempo for necessário para alcançar a meta de inflação", afirmaram os dirigentes.
O comunicado do BCE também reitera que os dirigentes determinarão decisões "a cada reunião", para analisar dados recentes de inflação, atividade econômica e financeira, além de dinâmicas de transmissão da política monetária.